Skincare masculina: como ter uma rotina rápida e prática de cuidados com a pele?

23/11/2021 Skincare masculina

Uma rotina de cuidados com a pele não deve ser exclusividade das mulheres. Apesar de ser popularmente associada ao público feminino, a skincare masculina também é de grande importância e deve ser colocada em prática.  

Isso é essencial para preservar a saúde da pele, mantê-la limpa, hidratada, evitar o envelhecimento precoce e, principalmente, combater o câncer de pele. Somente em 2020, mais de 80 mil homens foram diagnosticados com a doença¹.  

Para evitar quadros como esse, é preciso investir em proteção e adotar cuidados práticos que fazem toda a diferença na saúde da pele. Entenda o que é skincare masculina e como incorporá-la na sua rotina.  

O que é skincare masculina? 

Quando falamos sobre skincare masculina estamos nos referindo a uma rotina de cuidados com a pele diária que tem como objetivo mantê-la limpa, hidratada, prevenir condições como cravos e espinhas, além de combater o câncer de pele.  

Apesar desses hábitos serem mais popularmente associados às mulheres, é crucial que homens os adotem, pois possuem por exemplo, mais glândulas sebáceas, tendo mais propensão à acne². 

Além disso, a pele masculina é mais áspera, porque tem mais queratina para dar suporte aos fios grossos da barba, protegendo o rosto de fatores externos como a radiação solar e a poluição³. 

Por esses motivos, é fundamental que homens dediquem um tempo do seu dia para cuidar da saúde da pele.  

Como colocar uma rotina de skincare para homens em prática? 4 passos 

Uma rotina de skincare para homens pode ser rápida, prática e trazer diversos benefícios, se forem utilizados os produtos dermocosméticos adequados para as necessidades e tipo de pele de cada um.  

Para introduzir este hábito no seu dia a dia, que pode levar menos de cinco minutos, invista nos cinco passos que vamos te explicar abaixo.  

1 – Limpeza 

A limpeza é o primeiro passo da skincare masculina. Ela é essencial para remover os resíduos e impurezas que se acumulam ao longo do dia como poluição, suor e secreções produzidas pelo corpo. Isso evita que os poros fiquem obstruídos e surjam espinhas e cravos4

Para ter esses benefícios, ela deve ser realizada ao menos duas vezes por dia, pela manhã e noite, evitando o acúmulo excessivo de oleosidade, que já é aumentada na pele masculina.  

2 – Hidratação 

Mesmo que você tenha uma pele oleosa, é importante adquirir o hábito de usar hidratantes; mas opte por aqueles que sejam feitos à base de água, ou seja, produtos oil free, que não irão aumentar a oleosidade já existente4

A hidratação tem como papel conservar as fibras elásticas e colágenas do rosto e corpo, garantir a viçosidade e equilíbrio da epiderme, além de suprir a perda de água do organismo. Ela é ainda mais indispensável após fazer a barba³, como veremos mais adiante. 

3 – Proteção solar 

A proteção solar é uma das etapas mais fundamentais da skincare masculina. Isso porque o câncer de pele não-melanoma é o que mais afeta os homens no Brasil5. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, apesar da alta incidência, a procura por médicos ainda é feita majoritariamente por mulheres².  

Por isso, é crucial estar atento à proteção solar. Além de evitar o envelhecimento precoce por conta da exposição ao sol, ela ainda auxilia a prevenir o câncer de pele.  

Para isso, use um protetor solar com FPS de no mínimo 30 e evite se expor ao sol entre 10h e 16h4. Se for inevitável, cubra a maior parte do corpo e reaplique o produto quando necessário.  

Lembre-se sempre: cuidar dos hábitos cotidianos que afetam a saúde da pele também faz parte de uma rotina de skincare para homens.  

4 – Cuidados com a barba e o cabelo  

A atenção aos pelos da barba e ao cabelo também está incluída na skincare masculina, afinal, eles têm conexão direta com a pele do rosto e do couro cabeludo.  

A barba pode acumular sujeiras e microorganismos, como bactérias, por exemplo. Por isso é interessante, caso seja comprida e você queira mantê-la assim, lavá-la com shampoo e condicionador e utilizar pentes para escová-la. 

Agora, se você prefere se barbear, precisa ter um cuidado redobrado com a área, porque isso retira a proteção da pele. Prepare-a com um creme para deixar o pelo flexível e prevenir possíveis vermelhidões, sensibilidade e irritação². 

Opte por tirar a barba depois do banho. Essa dica é relevante porque ajuda a dilatar os poros, tornando o pelo ainda mais flexível, facilitando o ato². 

A lâmina deve acompanhar o sentido de crescimento dos pelos para evitar que encravem. Após finalizado, é importante usar um hidratante². 

Já uma das principais condições que podem atingir o cabelo dos homens é a caspa. Isso ocorre quando há inflamação do couro cabeludo, causando a aparição de pequenos flocos brancos (descamação). É o que chamamos de dermatite seborreica6

Uma das melhores maneiras de atuar no seu controle é procurar um dermatologista e utilizar shampoos que auxiliem nessa condição, incorporando-o na rotina de skincare masculina. 

Além dessa rotina, não podemos esquecer também do corte e limpeza das unhas. 

As unhas não devem ser negligenciadas pelos homens. Apesar de não ser necessária uma manutenção diária, é interessante sempre cortá-las e mantê-las limpas. 

Isso porque até 35% dos homens desenvolvem unha encravada durante a vida². Além de causar dor e desconforto, isso pode trazer uma queda na produtividade e se tornar uma situação incômoda a longo prazo, se não for tratada. 

Além dessa questão, é crucial estar atento às micoses que podem atingir as unhas, já que elas ocorrem em mais de 30% dos adultos². É ainda mais importante observar as unhas dos pés, as principais prejudicadas. Essa condição pode piorar caso não seja tratada e ainda trazer bactérias que causam infecções piores². 

Quais produtos utilizar para skincare masculina? 

A escolha dos produtos para skincare masculina não deve ser negligenciada. Essa é uma das principais partes da sua rotina de cuidados, por isso é interessante optar por soluções que tenham uma qualidade e procedência certificadas.  

A Mantecorp Skincare te auxilia a incorporar esse passo a passo de maneira simples, prática, segura, eficaz e prazerosa, com alternativas testadas e comprovadas há mais de 40 anos, inclusive para o público masculino.  

Pensando nisso, a Mantecorp Skincare desenvolveu a linha Urby Men, exclusiva para a rotina do homem que também se cuida.  

Ela foi feita com quatro produtos para facilitar o seu dia a dia: sabonete para corpo e rosto, hidratante e pós-barba, loção 4 em 1 e rejuvenescedor. 

O sabonete limpa sem ressecar e controla a oleosidade, além de promover a renovação celular. Também auxilia na redução dos pelos encravados, na diminuição da foliculite e de reações como inflamação, irritação e coceira. 

Já o hidratante e pós-barba atua para acalmar, melhorar a vermelhidão, elasticidade e suavidade, além de restaurar a barreira cutânea após o ato de se barbear. 

Conheça melhor todas as soluções da Mantecorp Skincare. São produtos que ajudam na limpeza, hidratação e proteção de uma pele sadia, além de promover a firmeza e maciez da sua cútis! 

Quer saber mais sobre skincare? Leia outros posts no nosso blog!  

Referências consultadas: 

1. Instituto Nacional de Câncer. Ministério da Saúde. Câncer de pele não melanoma. 4 março, 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma>. Acesso em: julho, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dia dos Pais: SBD orienta os homens sobre cuidados com a pele, unhas, cabelos e barba. 11 agosto, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/dia-dos-pais-sbd-orienta-os-homens-sobre-cuidados-com-pele-unhas-cabelos-e-barba/>. Acesso em: julho, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Rio de Janeiro. Pele de homem também precisa de cuidados. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/pele-de-homem-tambem-precisa-de-cuidados/>. Acesso em: julho, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: julho, 2021. 

5. Instituto Nacional de Câncer. Ministério da Saúde. Câncer de próstata. 4 março, 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata>. Acesso em: julho, 2021. 

6. Harvard Health Publishing. Dandruff. 18 dezembro, 2018. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/a_to_z/dandruff-a-to-z>. Acesso em julho de 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados