Por que devo usar um sabonete líquido masculino? Aprenda a sua importância.

21/06/2022 para que serve o ácido mandélico

Os homens têm se interessado cada vez mais por cuidados com a pele e pelo uso de certos produtos, como o sabonete líquido masculino. Prova disso foi essa pesquisa realizada pela Netquest em conjunto com o Grupo Croma¹, na qual 39% dos entrevistados afirmaram que passaram a se preocupar com beleza e cosméticos nos últimos tempos.  

Se você faz parte desse time, já deve ter percebido a relevância de uma prática de skincare que inclua limpeza, hidratação, proteção e rejuvenescimento. Dentro desses itens, é indispensável conhecer o papel de um sabonete líquido masculino, a base para essa rotina de cuidados.  

Ele é responsável não só por limpar a pele, mas também por ajudar a controlar a oleosidade e promover a renovação celular. Entenda melhor quais são as funções e a importância do uso rotineiro de um sabonete líquido masculino! 

O que um sabonete líquido masculino faz? 

O sabonete líquido masculino é responsável por fazer uma limpeza profunda da pele. Ele remove todas as impurezas acumuladas na superfície ao longo do dia e da noite, como partículas de poluição, suor, resíduos de bactérias, células mortas e outras secreções produzidas pelo corpo².  

No caso do rosto, a higienização deve ser feita ao menos duas vezes por dia, de manhã e à noite, para garantir que a pele esteja sempre limpa e adequada para o uso de hidratante e protetor solar.  

Junto com o restante da rotina skincare masculina (hidratação, proteção e rejuvenescimento), o sabonete líquido masculino garante que a sua pele esteja protegida contra doenças como o câncer de pele e atua contra o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas e manchas.  

Mas você sabe por que deve utilizar especificamente uma versão líquida de um sabonete masculino? Essa necessidade existe porque as versões em barra podem prejudicar a camada mais superficial da sua pele, além de dificultar a manutenção da hidratação natural do corpo³. 

Além disso, é recomendado usar produtos que não contenham pequenas partículas esfoliantes, porque elas podem alterar a barreira cutânea, causar secura, alergias e uma coloração irregular³. 

Agora que você entendeu a função e importância de utilizar um sabonete líquido masculino, saiba quais são os seus principais benefícios.  

Quais são os benefícios de um sabonete para o rosto masculino? 

Por ter como principal função a limpeza intensa da pele, o sabonete líquido para o rosto masculino tem como benefícios: 

  • diminuir a presença de foliculite; 
  • proporcionar uma limpeza sem irritação; 
  • preparar a pele para o uso de hidratante, protetor e rejuvenescedor; 
  • controlar o brilho causado pelo excesso de oleosidade; 
  • reduzir danos por conta do ato de se barbear;  
  • prevenir acne por poros obstruídos; 
  • favorecer a remoção de sebo e cravos.  

Os homens possuem um maior número de glândulas sebáceas no rosto, além de terem mais sensibilidade à testosterona, facilitando a produção de sebo, que é duas vezes maior do que nas mulheres4.  

Como consequência, a pele masculina é mais suscetível a ser oleosa, a ter os poros dilatados e sofrer com o cravos e espinhas. Por isso, é fundamental utilizar um sabonete facial masculino que auxilie a tratar essas condições4.  

Outra situação que pode ser muito incômoda para os homens é a foliculite. Uma das suas possíveis causas é a inflamação de pelos encravados da barba, o que favorece o aparecimento de pequenas espinhas de pontas brancas ao redor dos folículos pilosos5.  

Isso pode fazer a sua pele coçar, doer e arder. Se você sofre com esse problema, saiba que uma das melhores maneiras de o prevenir é redobrar os cuidados na hora de se barbear e manter a pele limpa, seca e livre de irritações5, de preferência utilizando um sabonete líquido masculino. 

Para usá-lo adequadamente, você deve colocar uma quantidade equivalente a uma ervilha na sua mão e massagear o seu rosto durante vinte segundos³. Em seguida, enxague com água, que pode estar numa temperatura fria ou morna. O ideal é que ela não esteja muito quente para não agredir a sua pele!  

Qual sabonete líquido masculino devo escolher para o meu tipo de pele? 

Para entender qual é o melhor produto para você, é preciso saber que existem quatro diferentes tipos de pele6

  1. normal: tem uma textura saudável e produz gordura em uma quantidade adequada. Dessa forma, ela não apresenta brilho em excesso nem ressecamento; 
  2. seca: a sua principal característica é a perda de água em grandes quantidades. Está propensa à descamação e vermelhidão, além de tender a apresentar pequenas linhas e fissuras; 
  3. oleosa: produz mais sebo, tende a ser mais brilhante e espessa. Os fatores externos que contribuem para isso são alimentação com alto teor de gordura e açúcar e excesso de sol. Já as causas internas são a genética e os hormônios. Os poros costumam ser dilatados e há uma propensão à formação de acne (cravos e espinhas); 
  4. mista: possui aspecto oleoso e poros dilatados na zona T (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nessa região, ao mesmo tempo que é seca nas bochechas e extremidades. 

Como já explicamos, a pele masculina tende a ser oleosa, por conta da testosterona produzida e pelas glândulas sebáceas², que estão mais presentes no corpo dos homens. 

Por isso, o sabonete líquido masculino ideal é aquele que proporciona os benefícios para as suas necessidades específicas. 

Você está procurando a melhor opção para a sua pele? Conheça o sabonete líquido da coleção Urby Men da Mantecorp Skincare. 

Ele foi pensado especialmente para a pele dos homens brasileiros. Seus principais benefícios são: limpar sem ressecar, controlar a oleosidade e promover a renovação celular. Além disso, auxilia a manter o pH fisiológico da pele, a uniformizar o tom e a reduzir os pelos encravados.  

Se você costuma se barbear, saiba que ele também melhora a presença de foliculite e reações como inflamação, irritação e coceira. 

Junto com os outros itens da linha Urby Men (hidratante, protetor e rejuvenescedor), ele proporciona uma rotina skincare simples, rápida e eficiente, para manter a saúde, limpeza e beleza da sua pele. 

Essa foi uma solução pensada pela Mantecorp Skincare especificamente para a pele masculina. A nossa empresa foi criada por dermatologistas e atua há mais de 40 anos no mercado trazendo soluções focadas nas necessidades dos diferentes tipos de pele brasileira.  

Quer saber mais sobre cuidados com a pele masculina? Leia outros posts no nosso blog!  

Referências consultadas:  

1. Croma Solutions. Confira quais são os produtos de uso e intenção de uso para o público masculino. Disponível em: <https://cromasolutions.com.br/confira-quais-sao-os-produtos-de-uso-e-intencao-de-uso-para-o-publico-masculino/>. Acesso em: agosto, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cuidados gerais com a pele. Disponível em: <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/cuidados-gerais-com-a-pele/>. Acesso em: julho, 2021. 

3. Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. About face. 1 novembro, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/about-face>. Acesso em: agosto, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dia dos Pais: SBD orienta os homens sobre cuidados com a pele, unhas, cabelos e barba. 11 agosto, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/dia-dos-pais-sbd-orienta-os-homens-sobre-cuidados-com-pele-unhas-cabelos-e-barba/>. Acesso em: agosto, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Foliculite. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/foliculite/7/>. Acesso em: agosto, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: agosto, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados