Como acabar com o pelo encravado no rosto? Veja 10 dicas simples e efetivas

01/12/2021 pelo encravado no rosto

Um dos problemas mais comuns e incômodos que homens enfrentam ao se barbear é o pelo encravado. Essa condição pode trazer inflamação, dor e vermelhidão. Se você sofre com isso, saiba que não está sozinho e que é possível amenizar essa situação com dicas práticas e simples. 

O pelo encravado na área da barba normalmente se dá por fatores genéticos, pelo mau uso de lâminas e também por não se barbear adequadamente. Ao aprender a realizar o ato corretamente e investir nos melhores produtos para o seu tipo de pele, você consegue evitar o seu surgimento.  

Quer conhecer as dicas práticas de como acabar com o pelo encravado no rosto? Leia mais abaixo. 

O que causa o pelo encravado no rosto? 

O pelo encravado no rosto pode ser definido como um fio que em vez de crescer normalmente se curvou e penetrou de volta na pele¹. 

Essa situação também pode ser conhecida como foliculite, que nada mais é do que a infecção do folículo piloso que possui um pelo encravado¹. Ocorre devido a proliferação de bactérias naquele folículo obstruído por um pelo encravado². 

Seus sintomas mais frequentes são pequenas espinhas, de pontas brancas (infecção com pus), ao redor de um ou mais folículo piloso, coceira, dor² e formação de bolinhas acompanhadas de vermelhidão ³.  

A principal causa do pelo encravado no rosto, no caso dos homens, é o ato de se barbear³. Isso acontece por conta do tipo de lâmina utilizada, da forma como retiram os pelos e muitas vezes pela falta de preparação adequada da pele.  

Isso traz como resultado microlesões que permitem a entrada de bactérias e favorecem uma inflamação e consequente infecção (pequenas espinhas de pontas brancas) ¹. 

Como remover pelos encravados no rosto? 10 dicas e soluções 

A principal dica de prática que pode ser feita em casa, sem acompanhamento de dermatologista, de como desinflamar pelo encravado é o uso de compressas de água morna ou soro em cima do local inflamado³. Isso vai ajudar a atenuar as lesões existentes.  

Já nos casos mais graves, nos quais a inflamação/infecção é mais intensa e dolorosa, é fundamental procurar um profissional de saúde para indicar os produtos ideais para você e também mostrar como remover pelos encravados no rosto.  

Além disso, um dermatologista é capaz de manusear equipamentos adequados, como uma agulha esterilizada para retirar com delicadeza o pelo e impedir uma lesão. Em casos de inflamação ou infecção, o médico pode recomendar um creme anti-inflamatório ou antibiótico³. 

Agora, se você quer impedir o surgimento de um pelo encravado no rosto, é preciso redobrar os cuidados ao fazer a barba. Você pode fazer isso seguindo as dicas que separamos abaixo¹²³4:  

  1. se possível, substitua a lâmina por um barbeador elétrico; 
  2. opte por fazer a barba após o banho; 
  3. use um sabonete ou gel de barbear para lubrificar as lâminas e evitar cortes; 
  4. prefira água morna ao se barbear; 
  5. massageie os pelos para ficarem mais amolecidos; 
  6. passe a lâmina o menor número possível de vezes sobre a pele e sempre no sentido de crescimento dos pelos, nunca na direção oposta; 
  7. lave o rosto com água fria após se barbear e aplique um hidratante em seguida; 
  8. limpe a lâmina todas as vezes que utilizá-la no rosto; o acúmulo de pelos diminui a eficácia do aparelho; 
  9. troque as lâminas após cinco usos, no máximo; 
  10. mantenha o rosto sempre limpo, seco e hidratado. 

Apesar de resolver os futuros problemas, isso não necessariamente soluciona as manchas de pelo encravado no rosto já existentes, uma consequência que pode ser temporária ou definitiva³.  

Nesses casos, é importante contar com produtos clareadores, próprios para a sua pele e indicados por um especialista. Assim, as manchas de pelo encravado no rosto diminuirão com o tempo.  

Uma dica final: caso você insista em espremer os pelos encravados no rosto, é possível que essa região inche e isso se torne uma lesão chamada granuloma, que necessita de remoção cirúrgica ou à base de ácidos³. Por isso, é essencial não cutucar a ferida e seguir as dicas recomendadas! 

Como acabar com pelo encravado no rosto? Escolha os melhores produtos 

A melhor maneira de prevenir e acabar de vez com os pelos encravados no rosto é tomando mais cuidado ao se barbear e escolhendo os produtos ideais para o seu tipo de pele, aqueles que foram feitos pensando nas suas necessidades particulares e no bem-estar da sua epiderme.  

Para isso, você tem à disposição a linha Urby Men da Mantecorp Skincare. Criada por dermatologistas, ela atua há 40 anos criando produtos específicos para a pele brasileira.  

Dois itens essenciais da linha Urby Men que garantem uma pele sem pelo encravado na hora de se barbear são o sabonete para corpo e face e o hidratante e pós-barba.  

O sabonete auxilia a reduzir os pelos encravados, melhora a presença de foliculite e atua para reduzir as reações como inflamação, irritação e coceira. Além disso, ele limpa sem ressecar a epiderme, controla a oleosidade e promove a renovação celular.  

Por sua vez, o hidratante e pós-barba atua para acalmar a pele, reduzir a vermelhidão, aumentar a elasticidade e suavidade, além de restaurar a barreira cutânea após o ato de se barbear, o que é essencial para evitar o pelo encravado no local.  

Gostou das nossas soluções? Conheça todos os nossos produtos para skincare masculina no site.  

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Foliculite: especialista explica a inflamação do pelo encravado. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/foliculite-especialista-explica-inflamacao-do-pelo-encravado/>. Acesso em: agosto, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Foliculite. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/foliculite/7/>. Acesso em: agosto, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Evite os pelos encravados. 15 julho, 2011. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/evite-os-pelos-encravados/>. Acesso em: agosto, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense. Dez cuidados ao fazer a barba e evitar pelo encravado. Disponível em: <https://sbdfl.org.br/noticias/dez-cuidados-ao-fazer-a-barba-e-evitar-pelo-encravado/>. Acesso em: agosto, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados