Quais são as causas da pele grossa no rosto?

24/11/2021 pele grossa no rosto

Muitos homens se incomodam por terem uma pele grossa no rosto, uma vez que essa condição pode transmitir uma impressão de desleixo e falta de cuidado com a saúde. Mas você sabe exatamente quais são as causas disso e o que pode fazer para amenizar essa situação?  

 A pele grossa no rosto dos homens é algo comum por conta das diferenças que existem em relação à feminina, como uma maior produção de sebo, uma maior quantidade de colágeno e uma textura mais áspera.  

Quer entender melhor o porquê de isso ocorrer? Veja as informações que separamos sobre o que fazer com a pele do rosto com aspecto grosso.  

Causas da pele grossa no rosto masculino 

Se você já se perguntou “o que pode ser essa pele do rosto grossa?” Saiba que as especificidades do corpo masculino colaboram para essa situação.  

A pele masculina possui algumas particularidades em comparação com a feminina, o que inclui uma pele do rosto grossa. Estima-se que a pele masculina seja de 20 a 25% mais espessa que a feminina e, por isso, também tenha uma textura mais resistente¹. 

Outro motivo que acaba colaborando com a pele grossa no rosto é que os homens têm uma maior concentração de testosterona. Isso traz como consequências uma espessura e densidade distintas e uma pele mais áspera e com maior quantidade de queratina². 

Isso é preciso para que a pele masculina possa suportar os fios grossos e volumosos da barba e proteger o rosto de agressões externas².  

Além disso, as diferenças entre a pele feminina e masculina incluem: 

  • colágeno: os homens costumam ter mais colágeno no organismo (substância que auxilia a manter uma aparência jovial) e neles ele vai diminuindo em um ritmo constante ao longo da vida. Já na mulher essa redução ocorre de maneira abrupta após a menopausa¹; 
  • glândulas sebáceas e oleosidade: os homens possuem um número maior de glândulas sebáceas do que as mulheres². Por conta disso, o sebo no rosto masculino é o dobro do que no feminino, o que faz com que eles tenham poros em maiores quantidades e mais abertos, tendo uma pele oleosa e brilhante e estando propensos à acne¹. 

Pele do rosto grossa e com carocinhos: quais são as possíveis origens?  

Outra situação que pode ser incômoda para os homens devido às peculiaridades do seu tipo de pele é a pele do rosto grossa com carocinhos. Isso pode ser resultado de três principais condições: 

  1. acne: os cravos e espinhas ocorrem em decorrência do número alto de glândulas sebáceas na pele grossa do rosto e pode acarretar pequenos caroços. A melhor forma de prevenir isso é manter uma higiene adequada em dia³; 
  2. foliculite: esse é o processo de infecção nos folículos pilosos, que pode ser causada por uma inflamação de pelos encravados da barba. A prevenção inclui a manutenção de uma pele limpa, hidratada e atenção ao fazer a barba4
  3. cisto: o cisto epidérmico é o mais comum que existe e costuma ser um nódulo benigno que aparece na face, pescoço ou tronco. Não há prevenção e o ideal é verificar o melhor tratamento com um dermatologista5

Agora que você já entendeu o que pode ser a pele do rosto grossa, além de compreender as possíveis origens dos carocinhos, aprenda como é possível melhorar essa característica. 

Pele do rosto grossa: o que fazer? 3 dicas  

Como você viu, é normal que os homens tenham uma pele grossa no rosto, especialmente em comparação com as mulheres.  

Mas é possível adotar cuidados para que ela não fique ainda mais grossa e com aparência áspera, além de evitar o envelhecimento precoce, que pode agravar essa circunstância.  

1 – Investir em uma rotina de skincare masculina  

A rotina de skincare masculina pode ser prática, rápida e muito eficaz. Ao realizar duas vezes por dia, com ações que levam menos de cinco minutos, você garantirá a sua hidratação para prevenir uma pele do rosto com aspecto grosso acima do natural.  

Esses hábitos incluem limpeza, hidratação, proteção solar e rejuvenescimento.  

A limpeza é importante para remover as impurezas que obstruem os poros e facilitam o surgimento de cravos e espinhas6, além de preparar a pele para as próximas etapas. Uma adequada higienização evita o agravamento de condições como a foliculite4.  

Por sua vez, a hidratação garante a manutenção de água na pele e um nível adequado de viço e brilho², o que pode contribuir para diminuir a sensação de pele grossa no rosto. Além disso, ela é essencial após o ato de se barbear².  

Já a proteção solar ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele por conta da exposição ao sol e combate o câncer de pele6.  

O fotoenvelhecimento é outro fator que faz com que a pele pareça ser mais velha do que é6, piorando a impressão do aspecto grosso.  

Para finalizar, é interessante contar com um rejuvenescedor que atue no afinamento e na manutenção do brilho, beleza e juventude da sua pele.  

2 – Tomar cuidado ao se barbear  

Uma segunda dica crucial é tomar os devidos cuidados ao se barbear, pois isso combate também o surgimento de caroços que podem ser incômodos.  

As principais indicações são¹:  

  1. proteger e lubrificar a pele, de preferência com um sabão, para auxiliar o barbeador utilizado; 
  2. usar produtos que sejam adequados para o seu tipo de pele; 
  3. sempre usar o barbeador na direção dos pelos e nunca contra eles; 
  4. finalizar utilizando um hidratante para recuperar a barreira cutânea.  

3 – Escolha produtos adequados para a pele grossa do rosto 

Escolher produtos de qualidade e adequados para o tipo de pele que você tem é uma etapa indispensável nos cuidados com a pele grossa.   

Como nós vimos, é normal que a pele masculina tenha uma aparência distinta da feminina, e, em geral, isso significa uma pele grossa no rosto.  Porém, essa situação não é necessariamente ruim, tampouco indica que não possa ser melhorada com o uso de produtos de skincare masculino.  

A Mantecorp Skincare pode te ajudar nessa missão. Com mais de 40 anos de experiência no mercado de dermocosméticos para a pele brasileira, desenvolvemos a linha Urby Men pensada especialmente para a sua pele. Essa coleção conta com quatro produtos: sabonete para corpo e rosto, hidratante e pós-barba, loção 4 em 1 e rejuvenescedor. 

O sabonete limpa sem ressecar e controla a oleosidade, além de promover a renovação celular. Também auxilia a reduzir os pelos encravados, melhorar a presença de foliculite e reações como inflamação, irritação e coceira. 

Já o hidratante e pós-barba atua para acalmar a pele, melhorar a vermelhidão, elasticidade e suavidade, além de restaurar a barreira cutânea após o ato de se barbear. 

Por sua vez, a loção 4 em 1 fornece uma proteção UVA/UVB e IVA com seu FPS 30 e favorece o controle da oleosidade. Além disso, tem uma ação antioxidante e rejuvenescedora, melhorando a textura e maciez, o que é ótimo para pele grossa do rosto.  

Por fim, o rejuvenescedor tem ação antioxidante que contribui para melhorar rugas e linhas de expressão, além de hidratar de maneira prolongada, o que também é fundamental para evitar uma pele do rosto com aspecto grosso.  

Conheça melhor os nossos produtos no site!  

Agora que você entendeu porque a pele grossa no rosto é uma realidade para os homens e o que pode fazer para amenizar essa condição, confira mais textos sobre isso no nosso blog!  

Referências consultadas:  

1. Dermatology associates. What Is The Difference Between Male and Female Skin? 8 junho, 2017. Disponível em: <https://dermatologyassociatesga.com/difference-between-male-and-female-skin/>. Acesso em: agosto, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Pele de homem também precisa de cuidados. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/pele-de-homem-tambem-precisa-de-cuidados/>. Acesso em: agosto, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Acne. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/acne/23/>. Acesso em: agosto, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Foliculite. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/foliculite/7/>. Acesso em: agosto, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cisto. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/cisto/80/>. Acesso em: agosto, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: agosto, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados