Aprenda 4 passos simples para fazer uma limpeza de pele masculina em casa!

22/12/2021 limpeza de pele masculina

Você tem dado atenção à saúde e beleza da sua pele? Apesar da rotina de cuidados muitas vezes ser associada ao público feminino, os homens estão percebendo, cada vez mais, a relevância e os benefícios dessa prática. Se você faz parte desse time, sabe como fazer uma limpeza de pele masculina em casa? 

Ela é ainda mais importante no caso do público masculino por conta das especificidades do seu tipo de pele. Diferentemente das mulheres, os homens têm mais sensibilidade à testosterona e mais glândulas sebáceas, o que traz mais propensão à formação de cravos e espinhas, já que eles produzem duas vezes mais sebo¹.  

Além disso, os homens também têm uma pele mais áspera, densa e com mais quantidade de queratina para suportar os fios volumosos da barba², o que traz um aspecto mais grosso para a pele, incomodando muitas pessoas. 

Se você quer melhorar a saúde e aparência, veja como fazer uma limpeza de pele masculina em quatro passos simples e conheça os principais produtos que pode utilizar para isso!  

O que é a limpeza de pele masculina? 

A limpeza de pele masculina consiste em uma série de cuidados que pode e deve ser feita em casa ao menos duas vezes por dia, pela manhã e pela noite.  

Os principais resultados dessa prática estão diretamente relacionados à manutenção da saúde e beleza da pele e no combate³4

  • a doenças como o câncer de pele; 
  • ao envelhecimento precoce; 
  • a pelos encravados e, consequentemente, foliculite; 
  • à obstrução dos poros; 
  • ao aparecimento de cravos, espinhas e outras infecções. 

Mas atenção, ela é diferente da limpeza de pele profissional, que deve ser feita com um dermatologista ou esteticista autorizado. Isso porque, durante a sessão, o profissional retira cravos com aparelhos próprios para esse fim e realiza uma higienização mais profunda. 

Ela pode ser realizada a cada 30 ou 40 dias e é uma solução interessante para lidar com cravos e espinhas, que podem surgir mais nos homens devido ao seu tipo de pele5.  

Mas a rotina de cuidados diários é ainda mais essencial. Para isso, entenda melhor como fazer uma limpeza de pele masculina em casa, de maneira fácil e rápida, em 4 passos.  

Como fazer uma limpeza de pele masculina em casa? Veja 4 passos 

Fazer uma limpeza de pele masculina em casa é simples e traz benefícios perceptíveis a curto e longo prazo. Para isso, siga os quatro passos abaixo.  

1 – Comece com a higienização da pele  

A primeira etapa é a higienização, que deve ser feita com um sabonete líquido masculino. Isso porque os produtos em barra podem prejudicar a camada de proteção da barreira cutânea e dificultar a manutenção da hidratação6.  

Ao lavar o rosto, você estará removendo as impurezas acumuladas ao longo do dia, como poluição, bactérias, suor e outras secreções do corpo depositadas na pele³. Com isso, evita-se que os poros fiquem obstruídos e desenvolvam acne, que é incômoda e mais propensa a aparecer na pele masculina.  

2 – Passe um hidratante  

O segundo passo da limpeza de pele para homens é a hidratação. Quando passamos um hidratante, estamos ajudando a nossa pele a manter a hidratação, evitando o ressecamento, a descamação e conservando as fibras elásticas e colágenas da face, garantindo o equilíbrio e o viço³. 

Além disso, essa etapa auxilia o combate ao aparecimento de rugas antes do tempo, o que conhecemos como envelhecimento precoce. 

Ela é ainda mais indispensável após fazer a barba, pois atua contra a irritação e na restauração da barreira cutânea². Ou seja, é vital tanto para quem quer manter ou retirar os pelos da face.  

3 – Aplique um protetor solar 

Em seguida, você deve aplicar um protetor solar de FPS no mínimo 30 para se proteger contra os raios UVA e UVB e prevenir o câncer de pele e o fotoenvelhecimento³.  

Isso é especialmente importante porque esse tipo de câncer é o mais comum entre o público masculino no Brasil e atingiu mais de 80 mil homens apenas em 20207

Outra dica é reaplicar o produto a cada duas ou três horas, dependendo do seu nível de suor e desidratação, e evitar expor-se ao sol entre 10h e 16h³. 

4 – Use um rejuvenescedor  

Para finalizar a sua limpeza de pele masculina, que tal utilizar um item que colabora com a renovação da sua pele? 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia8, cremes antienvelhecimento são capazes de melhorar e atenuar os sinais de envelhecimento cutâneo. 

Por isso é interessante usar um rejuvenescedor, especialmente à noite, pois ele auxilia na renovação celular, reparando os danos causados à pele durante o dia e atuando junto com o hidratante para mantê-la bonita e saudável.   

Isso é ótimo para proporcionar aquilo que a sua pele mais precisa: um tratamento de alta qualidade que não só limpe, hidrate e proteja, mas que também atue para rejuvenescê-la.  

Agora que você já entendeu na prática como implementar uma rotina de cuidados, veja como montar um kit de limpeza de pele masculina que tenha tudo que você precisa! 

Quais produtos para limpeza de pele masculina devo usar? 

Para montar o seu kit de limpeza de pele masculina você pode contar com os itens da linha Urby Men da Mantecorp Skincare, uma empresa criada há 40 anos por dermatologistas com foco nas necessidades do público brasileiro.  

Essa coleção foi criada pensando nas especificidades da pele dos homens e por isso contém produtos para a limpeza de pele masculina essenciais para o seu dia a dia.  

São apenas quatro itens versáteis e que abrangem todas as suas necessidades:  

  1. sabonete para rosto e corpo: limpa sem ressecar, controla a oleosidade, promove a renovação celular, auxilia a reduzir os pelos encravados e melhora a presença de foliculite e reações como inflamação, irritação e coceira. 
  2. hidratante: acalma a pele, melhora a vermelhidão, elasticidade e suavidade dela, além de restaurar a barreira cutânea após o ato de se barbear. 
  3. loção facial 4 em 1: fornece uma proteção UVA/UVB e IVA com seu FPS 30 e favorece o controle da oleosidade. Além disso, tem uma ação antioxidante e rejuvenescedora, melhorando a textura e maciez da pele. O seu toque seco e a sua textura leve e não oleosa a tornam ideal para a prática de atividades esportivas.  
  4. rejuvenescedor: tem ação antioxidante que auxilia a melhorar rugas e linhas de expressão, além de hidratar de maneira prolongada a pele. 

Conheça melhor a linha Urby Men no nosso site

Referências consultadas: 

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dia dos Pais: SBD orienta os homens sobre cuidados com a pele, unhas, cabelos e barba. 11 agosto, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/dia-dos-pais-sbd-orienta-os-homens-sobre-cuidados-com-pele-unhas-cabelos-e-barba/>. Acesso em: setembro, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Pele de homem também precisa de cuidados. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/pele-de-homem-tambem-precisa-de-cuidados/>. Acesso em: setembro, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: agosto, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Foliculite. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/foliculite/7/>. Acesso em: setembro, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Piauí. Com que frequência devo realizar limpeza de pele? 4 março, 2021. Disponível em: <https://sbdpi.org.br/com-que-frequencia-devo-realizar-limpeza-de-pele/>. Acesso em: setembro, 2021. 

6. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. About face. 1 novembro, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/about-face>. Acesso em: setembro, 2021.  

7. Instituto Nacional de Câncer. Ministério da Saúde. Câncer de pele não melanoma. 4 março, 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma>. Acesso em: setembro, 2021. 

8. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Envelhecimento. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/>. Acesso em: setembro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados