O que é bom para irritação na pele do rosto? Conheça as 3 melhores dicas

23/12/2021 irritação na pele do rosto

A irritação na pele do rosto é uma situação comum entre os homens que costumam fazer a barba frequentemente. Mas você sabe por que isso ocorre? Por conta da fricção constante da lâmina na face e o consequente aparecimento de micro lesões na área atingida. Se você sofre com isso, saiba que há ótimas opções para resolver esse problema!  

Contudo, antes de conhecer dicas para acabar de vez com a irritação na pele do rosto, você precisa ter certeza de que ela decorre do ato de se barbear e que não está relacionada a outras condições como psoríase, dermatite atópica e urticária, por exemplo.  

Ficou interessado em como descobrir isso? Confira os sintomas, as possíveis causas e as soluções para acalmar a irritação na pele, além de dicas para fazer a barba sem agredi-la!  

Quais são as causas da irritação na pele do rosto? 

Uma das causas mais comuns de irritação na pele do rosto masculino é a foliculite, uma inflamação que se inicia nos folículos pilosos em decorrência dos pelos encravados ¹. Geralmente, ela é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode se dar por conta de vírus².

O motivo mais comum para o aparecimento dessa inflamação nos homens é o ato de se barbear, que pode gerar micro lesões na face¹. Isso acontece por conta do tipo de lâmina utilizada, da forma como os pelos são retirados e também da falta de preparação adequada da pele.  

Como resultado, isso propicia o surgimento do pelo encravado favorece a entrada de bactérias. Nesses casos, o organismo reage e desencadeia uma reação inflamatória¹.

Quando a foliculite é superficial ela apresenta pequenas bolinhas vermelhas, com ou sem pus, pele avermelhada e inflamada, com coceiras e sensibilidade na região². Esses sinais são os principais sintomas de irritação na pele do rosto. 

Outras possíveis causas dessa irritação são as seguintes³ 4

  • eczema;  
  • psoríase; 
  • urticária; 
  • dermatite atópica; 
  • picada de mosquito; 
  • alergia a alguma fragrância, shampoo, látex ou a determinadas plantas; 
  • pele muito seca. 

Lembre-se sempre de consultar com o seu dermatologista para verificar qual é exatamente o seu quadro, especialmente se a irritação e a coceira durarem mais de seis semanas, quando passam a serem consideradas questões crônicas³!  

Como melhorar a irritação na pele do rosto?  

Uma das principais maneiras de como melhorar a irritação na pele do rosto masculino é redobrando os cuidados ao fazer a barba. Para isso, você pode seguir as dicas que separamos abaixo¹ ² 5 6:  

  1. se possível, substitua a lâmina por um barbeador elétrico; 
  2. opte por fazer a barba após o banho; 
  3. use um sabonete ou gel de barbear para lubrificar as lâminas e evitar cortes; 
  4. prefira água morna ao se barbear; 
  5. massageie os pelos para ficarem mais amolecidos; 
  6. passe a lâmina o menor número possível de vezes sob a pele e sempre no sentido de crescimento dos pelos, nunca na direção oposta; 
  7. lave o rosto com água fria após se barbear e aplique um hidratante em seguida; 
  8. limpe a lâmina todas as vezes que utilizar no rosto, o acúmulo de pelos diminui a eficácia do aparelho; 
  9. troque as lâminas após cinco usos, no máximo; 
  10. mantenha o rosto sempre limpo, seco e hidratado. 

Essas práticas são ótimas para você que busca como acalmar a irritação na pele, porém, existem três dicas ainda mais fundamentais para lidar com essa situação!  

O que é bom para irritação na pele? 3 dicas 

Quer saber o que é bom para irritação na pele? Confira as três principais dicas para solucionar esse problema.  

1 – Refresque a pele  

Você pode aplicar uma bolsa de gelo ou um pacote frio na área que coça. É possível mantê-los por dez minutos no local afetado ou até que a coceira amenize³. 

O ideal é não colocar essa bolsa direto em contato com a pele, mas sim utilizar um pano entre o seu rosto e o pacote. 

Outra opção é aplicar agentes que sejam refrescantes, como mentol e calamina, ou até mesmo colocar um hidratante no refrigerador³ antes de passá-lo na pele para ajudar a alcançar esse efeito gelado. 

2 – Limpe e hidrate adequadamente a sua pele 

Por meio da limpeza, você vai remover a sujeira, óleo, germes, poluição e células mortas que obstruem os seus poros e irritam a sua pele7

Para os casos de pele irritada, é essencial massagear gentilmente o seu rosto usando movimentos circulares e retirar o sabonete com água morna. Finalize passando delicadamente uma toalha na sua face7

Já a hidratação ajuda a acalmar a pele e é importante mesmo para quem tem a pele oleosa. Caso pule essa etapa, a sua pele pode ficar seca e irritada7. Além disso, ela é crucial para restaurar a camada de proteção cutânea e evitar outras condições incômodas como a foliculite².

3 – Invista em produtos de skincare gentis para a sua pele  

Uma rotina de skincare com produtos adequados para a sua pele pode prevenir questões como a irritação no rosto7

Ela consiste em quatro passos: limpeza, hidratação, proteção solar e rejuvenescimento, sendo os dois primeiros ainda mais vitais para a irritação na pele do rosto, como vimos na dica anterior.  

Por sua vez, a proteção e o uso de um creme rejuvenescedor são indispensáveis para prevenir o câncer de pele e para melhorar os sinais de envelhecimento, respectivamente.  

Mas para isso é imprescindível utilizar produtos que sejam gentis e adequados e que evitem a irritação da pele do rosto. Para isso, você conta com a linha Urby Men da Mantecorp Skincare, que tem quatro itens versáteis para um skincare rápido, eficaz e que acalma e suaviza a sua pele: 

  1. sabonete para rosto e corpo: melhora a presença de foliculite e reações como inflamação, irritação e coceira; 
  2. hidratante: acalma a pele, melhora a vermelhidão, elasticidade e suavidade, além de restaurar a barreira cutânea após o ato de se barbear;  
  3. loção facial 4 em 1: fornece uma proteção UVA/UVB e IVA com seu FPS 30 e favorece o controle da oleosidade. Além disso, tem uma ação antioxidante e rejuvenescedora, melhorando a textura e maciez da pele irritada; 
  4. rejuvenescedor: tem ação antioxidante que auxilia a diminuir rugas e linhas de expressão, além de hidratar de maneira prolongada a epiderme.  

Ao utilizar todos esses itens diariamente, você irá garantir uma pele macia, com brilho e sem irritação! Quer conhecer em detalhes todos esses produtos? Confira mais informações sobre a linha Urby Men no nosso site!  

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Foliculite: especialista explica a inflamação do pelo encravado. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/foliculite-especialista-explica-inflamacao-do-pelo-encravado/>. Acesso em: agosto, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Foliculite. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/foliculite/7/>. Acesso em: setembro, 2021. 

3. American Academy of Dermatology Association. Itchy skin? Dermatologists share tips for relief. Disponível em: <https://www.aad.org/news/itchy-skin-dermatologists-share-tips-for-relief>. Acesso em: setembro, 2021. 

4.  American Academy of Dermatology Association. 10 reasons your skin itches uncontrollably and how to get relief. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/itchy-skin/itch-relief/relieve-uncontrollably-itchy-skin>. Acesso em: setembro, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Evite os pelos encravados. 15 julho, 2011. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/evite-os-pelos-encravados/>. Acesso em: setembro, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense. Dez cuidados ao fazer a barba e evitar pelo encravado. Disponível em: <https://sbdfl.org.br/noticias/dez-cuidados-ao-fazer-a-barba-e-evitar-pelo-encravado/>. Acesso em: setembro, 2021. 

7. American Academy of Dermatology Association. A dermatologist’s top tips for a healthy beard. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/face/healthy-beard>. Acesso em: setembro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados