Homem também se cuida! Será que isso é verdade?

01/12/2021 Homem também se cuida

Você sabia que em cinco anos, entre 2012 e 2017, o mercado de produtos de beleza masculino cresceu 70%¹? Esses e outros dados têm mostrado que o homem também se cuida, e que isso deixou de ser visto como uma preocupação apenas feminina.  

Isso é uma ótima notícia! Afinal, os cuidados com a pele masculina garantem não só a sua beleza, mas também uma melhor saúde para o maior órgão do nosso corpo e um dos principais mecanismos de defesa contra infecções e outras doenças.  

Se você concorda que homem também deve se cuidar e quer colocar isso em prática de uma maneira simples, rápida e que traga efeitos perceptíveis no seu dia a dia, continue lendo e veja as seis dicas que separamos para te ajudar.  

Por que é tão importante cuidar da pele masculina? 

O público masculino tem percebido que homem também se cuida. Uma pesquisa realizada pela Minds & Hearts em 2016 apontou que 45% dos entrevistados buscavam informações sobre cosméticos na internet¹. 

Mais recentemente, um levantamento realizado pela Netquest e o Grupo Croma² demonstrou que 39% dos participantes passaram a se preocupar com beleza e cosméticos nos últimos tempos. 

Isso tudo revela o crescimento do interesse pelo tema. Mas afinal de contas, por que é tão importante cuidar da pele masculina?  

A nossa pele reflete a nossa satisfação com a própria imagem. Quando bem tratada pode trazer mais sucesso pessoal e profissional, por conta das mensagens que transmitimos por meio dela.  

Além disso, ela é parte essencial do nosso bem-estar psíquico, físico e estético. Isso tudo envolve não só o uso de cosméticos, mas também uma boa alimentação, hidratação interna e a prática de exercícios físicos. 

Cuidar da pele masculina também é crucial por questões de saúde, para evitar situações desde as simples e comuns, como a acne, até as complexas, como o câncer de pele. 

Tudo isso pode ser evitado por meio de uma rotina de autocuidado. Saiba como colocá-la em prática!  

Homem também se cuida: 6 dicas de hábitos simples e efetivos 

As principais dicas que podemos dar sobre os cuidados com a pele do rosto do homem, do corpo, da barba e cabelo são as listadas abaixo.  

1 – Rosto 

A nossa face é a nossa apresentação ao mundo. Por meio dela, expressamos cansaço, felicidade, irritação ou animação, por exemplo. Por isso, se você quer passar uma imagem diferente, precisa saber como cuidar da pele do rosto.  

Uma rotina de cuidados com a pele do rosto do homem, duas vezes ao dia, é capaz de trazer inúmeros benefícios. Os quatro passos para isso são:  

  • limpeza; 
  • hidratação; 
  • proteção; 
  • rejuvenescimento.  

Por meio dessa prática, você vai³: 

  1. garantir a desobstrução dos poros;  
  2. evitar o surgimento de cravos e espinhas; 
  3. combater o envelhecimento precoce e o fotoenvelhecimento; 
  4. retirar o acúmulo excessivo de oleosidade; 
  5. evitar o ressecamento e a descamação da pele, além de irritações e o surgimento de manchas, sardas e rugas; 
  6. proteger-se contra enfermidades como o câncer de pele. 

2 – Corpo 

Além de cuidar da pele do rosto do homem, é crucial dar atenção especial ao corpo.  

Os hábitos relativos ao corpo são similares aos que devem ser feitos no rosto e incluem limpeza, hidratação e proteção quando for se expor ao sol.  

Por conta disso, os benefícios são similares: proteger contra o câncer e situações como acne e outras inflamações, garantindo a saúde do organismo e evitando o envelhecimento precoce.  

Além disso, é possível investir em outras práticas que auxiliem na manutenção da energia do nosso corpo, como a massagem.  

3 – Massagem 

A massagem é uma prática milenar que pode ser feita por você mesmo, de maneira mais simples, ou em clínicas autorizadas. Ela auxilia a recuperar o bem-estar do corpo, além de relaxar a musculatura.  

Um tipo muito comum é a drenagem linfática, que tem como objetivo aumentar a oxigenação dos tecidos, eliminar toxinas e facilitar a absorção de nutrientes por meio do trato digestório4. Dessa forma, ela ajuda a expelir o excesso de líquidos, favorecendo as condições de absorção intestinal4

Ou seja, ao investir em práticas como a massagem, você pode diminuir o estresse e ainda colaborar com diversas funções do seu organismo.  

4 – Cabelo 

O cabelo é outra preocupação do homem que também se cuida. A calvície, por exemplo, afeta 80% do público masculino5.  

Outro grande problema é a caspa (dermatite seborreica), uma inflamação do couro cabeludo provocada pelo excesso de oleosidade e pela presença de um fungo (Malassezia sp.) que gera descamação fazendo com que as células mortas caiam do couro cabeludo ao ponto de serem notáveis6

A solução ideal para evitá-la é adotar hábitos como a utilização de um shampoo anticaspa adequado ao seu tipo de cabelo. Além disso, é fundamental evitar banhos muito quentes7

5 – Barba 

Uma barba bonita necessita de cuidados como o uso de um shampoo e condicionador para lavá-la e a utilização de produtos de qualidade na hora de barbear-se. 

Ao se barbear, você está retirando a proteção da pele, por isso é interessante5

  • fazer a barba após o banho, quando os pelos estão mais flexíveis; 
  • usar sabonetes que auxiliem a evitar a foliculite, uma infecção que pode ocorrer por conta de pelos encravados; 
  • passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos, evitando que eles encravem; 
  • utilizar um hidratante após finalizar o ato para proteger a pele. 

6 – Proteção solar 

Uma última dica indispensável para o homem que também se cuida é a proteção solar, tanto do corpo quanto do rosto.  

O câncer de pele é um dos maiores problemas de saúde dentro do público masculino no Brasil. Só em 2020 foram 80 mil diagnosticados com essa doença8. E mesmo com esse alto número, os homens ainda postergam a ida ao médico para detectar esse quadro5.  

Mas o ideal é evitar que isso ocorra. A principal maneira de fazer isso é utilizando um protetor solar com FPS no mínimo 30, que proteja contra os raios UVA e UVB, e evitar o sol entre 10h e 16h³.  

Como cuidar da pele do rosto do homem? Conheça os melhores produtos 

Para ser um homem que também se cuida, nada melhor do que contar com o auxílio de produtos feitos especialmente para a pele masculina brasileira. Afinal, ela possui características únicas, logo precisa de tratamentos específicos.  

Pensando nisso, a Mantecorp Skincare, empresa criada por dermatologistas há mais de 40 anos, desenvolveu a linha Urby Men, exclusiva para a rotina do homem que também se cuida.  

Ela foi feita com quatro produtos para facilitar o seu dia a dia: sabonete para corpo e rosto, hidratante e pós-barba, loção 4 em 1 e rejuvenescedor. 

O sabonete limpa sem ressecar e controla a oleosidade, além de promover a renovação celular. Também auxilia na redução dos pelos encravados, na diminuição da foliculite e de reações como inflamação, irritação e coceira. 

Já o hidratante e pós-barba atua para acalmar, melhorar a vermelhidão, elasticidade e suavidade, além de restaurar a barreira cutânea após o ato de se barbear. 

Quer conhecer os outros produtos da linha Urby Men? Acesse o nosso site!  

Referências consultadas:  

1. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Caderno de Tendências 2019-2020. 3 setembro, 2018. Disponível em: <https://abihpec.org.br/publicacao/caderno-de-tendencias-2019-2020/>. Acesso em: agosto, 2021. 

2. Croma Solutions. Confira quais são os produtos de uso e intenção de uso para o público masculino. Disponível em: <https://cromasolutions.com.br/confira-quais-sao-os-produtos-de-uso-e-intencao-de-uso-para-o-publico-masculino/>. Acesso em: agosto, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: agosto, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Drenagem linfática. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/drenagem-linfatica/19/>. Acesso em: agosto, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dia dos Pais: SBD orienta os homens sobre cuidados com a pele, unhas, cabelos e barba. 11 agosto, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/dia-dos-pais-sbd-orienta-os-homens-sobre-cuidados-com-pele-unhas-cabelos-e-barba/>. Acesso em: agosto, 2021. 

6. Harvard Health Publishing. Dandruff. 18 dezembro, 2018. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/a_to_z/dandruff-a-to-z>. Acesso em: agosto, 2021. 

7. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dermatite Seborreica. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/#prevencao>. Acesso em: agosto, 2021. 

8. Instituto Nacional de Câncer. Ministério da Saúde. Câncer de pele não melanoma. 4 março, 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma>. Acesso em: agosto, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados