Quais devem ser os cuidados diários com o rosto masculino?
23/11/2021
Você sabia que uma rotina de cuidados diários com o rosto masculino simples e rápida é capaz de evitar o envelhecimento precoce, o aparecimento de cravos e espinhas e ainda combate o câncer de pele?
Os homens têm se preocupado cada vez mais com a pele, como aponta esse levantamento feito pela Netquest e o Grupo Croma¹, no qual 39% dos entrevistados afirmaram que passaram a se preocupar com beleza e cosméticos nos últimos tempos.
Se você faz parte desse grupo, já deve saber que skincare não é frescura e é essencial para manter uma pele sadia.
Agora, se quer descobrir como aplicar essa rotina, de maneira eficiente e ágil, veja o passo a passo que separamos de cuidados diários com o rosto.
Cuidados diários com o rosto masculino: o que preciso saber antes de começar?
A importância de investir em cuidados diários com o rosto está na manutenção da saúde e beleza da pele e no combate:
- à obstrução dos poros;
- ao aparecimento de cravos, espinhas e outras infecções;
- ao envelhecimento precoce e doenças como o câncer de pele.
Conforme envelhecemos, a nossa pele perde seus mecanismos de defesa e a sua derme se tona mais fina e seca². Para não sofrer tanto com esse processo, é vital apostar em uma rotina de higienização, hidratação e proteção.
Mas antes de implementar esses hábitos, é fundamental descobrir qual é o seu tipo de pele para escolher os produtos mais adequados. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia³, há quatro principais possibilidades:
- normal;
- seca;
- oleosa;
- mista.
Em geral, a pele dos homens se encaixa no terceiro tipo. Por isso, é interessante apostar em cuidados diários para o rosto oleoso e buscar produtos que se adequem a essa necessidade.
A principal característica desse tipo de pele são o seu brilho e espessura, que se dá por fatores como alimentação, excesso de sol, genética e hormônios³. No caso dos homens, isso ocorre por conta do maior número de glândulas sebáceas e da sensibilidade à testosterona4. Isso traz uma maior propensão à formação de cravos e espinhas.
Quer saber então quais são os cuidados diários com o rosto oleoso que você deve ter? Confira abaixo.
Cuidados diários com o rosto: passo a passo
O passo a passo de cuidados diários com o rosto oleoso, que é a tendência da pele masculina, envolve quatro etapas que devem ser realizadas duas vezes ao dia: limpeza, hidratação, proteção e rejuvenescimento.
Muitos homens ainda acreditam que uma rotina de skincare masculina demanda muito tempo e dá muito trabalho. Mas na realidade, ela leva menos de cinco minutos e traz benefícios de maneira rápida e duradoura.
Aprenda o passo a passo simples de hábitos práticos, rápidos e eficazes.
1 – Limpeza
A primeira etapa é a limpeza da pele, que deve ser feita com um sabonete líquido masculino. É interessante optar por esse produto específico porque os higienizadores em barra podem prejudicar a proteção (barreira cutânea) da pele e dificultar a manutenção da hidratação².
Ao lavar o rosto, você removerá as impurezas acumuladas ao longo do dia, como poluição, bactérias, suor e outras secreções do corpo depositadas na pele5. Assim, evitará que os poros fiquem obstruídos e desenvolvam acne, que são tão incômodas.
Com a higienização, você também estará a preparando para receber a hidratação e proteção.
2 – Hidratação
Toda pele saudável e bonita para se manter assim precisa ser hidratada. Essa ação é responsável por manter a água retida nas camadas da pele, evitando o ressecamento, a descamação e conservando as fibras elásticas e colágenas da face, garantindo equilíbrio e viço da pele5.
Além disso, ela é capaz de suprir a perda de água do organismo e evitar o aparecimento de rugas antes do tempo, o que conhecemos como envelhecimento precoce.
Ela é ainda mais indispensável após fazer a barba, pois atua contra a irritação e ajuda a restaurar a barreira cutânea6.
3 – Proteção
O terceiro passo deve ser a utilização de um protetor solar de FPS no mínimo 30 para proteção contra os raios UVA e UVB e combater o envelhecimento precoce por conta da exposição solar e combater o câncer de pele5.
Esse último fato é especialmente importante, já que essa doença atingiu mais de 80 mil homens no Brasil apenas em 20207. Além disso, o câncer de pele não-melanoma é o mais comum entre o público masculino no país8. Apesar disso, eles ainda recorrem menos aos médicos do que as mulheres para diagnosticar a situação4.
Outra dica essencial é reaplicar o produto a cada duas ou três horas, dependendo do seu nível de suor e desidratação, e evitar expor-se à luz solar entre 10h e 16h5.
4 – Rejuvenescimento
Para terminar, o último passo dos cuidados diários com o rosto é a renovação. Aqui você pode apostar em itens que atuam na renovação celular; além disso, é muito importante a presença de ativos que possuam efeito antioxidante para melhorar as rugas e linhas de expressão já existentes.
Isso é ótimo para proporcionar aquilo que a sua pele mais precisa: um tratamento simples, de alta qualidade, que não só limpe, hidrate e proteja, mas que também atue para rejuvenesce-la.
Quais produtos para cuidados diários com o rosto devo utilizar?
A adoção de uma rotina de skincare, mesmo que tardiamente, traz benefícios como a reversão de alguns danos e a prevenção de futuros processos de envelhecimento epitelial². Mas, para isso, é necessário contar com o suporte de um dermatologista e escolher produtos de qualidade e adequados para a nossa pele.
Para isso, você pode contar com a Mantecorp Skincare, uma empresa criada há 40 anos por dermatologistas e que desenvolve produtos pensados especialmente para a necessidade do público brasileiro.
A nossa linha Urby Men conta com quatro produtos para cuidados diários com o rosto dos homens: sabonete para corpo e rosto, hidratante e pós-barba, loção 4 em 1 e rejuvenescedor.
O sabonete limpa sem ressecar e controla a oleosidade, além de promover a renovação celular. Também auxilia a reduzir os pelos encravados, melhorar a presença de foliculite e reações como inflamação, irritação e coceira.
Por sua vez, o hidratante e pós-barba atua para acalmar a pele, melhorar a vermelhidão, elasticidade e suavidade, além de restaurar a barreira cutânea após o ato de se barbear.
Já a loção 4 em 1 fornece uma proteção UVA/UVB e IVA com seu FPS 30 e favorece o controle da oleosidade. Além disso, tem uma ação antioxidante e rejuvenescedora, melhorando a textura e maciez da pele. O seu toque seco e a sua textura leve e não oleosa a tornam ideal para a prática de atividades esportivas.
Por fim, o rejuvenescedor tem ação antioxidante que auxilia a melhorar rugas e linhas de expressão, além de hidratar de maneira prolongada.
Conheça melhor todas as soluções que desenvolvemos para a pele masculina no nosso site.
Quer ler mais sobre cuidados com o rosto e o corpo? Confira outros posts no nosso blog.
Referências consultadas:
1. Croma Solutions. Confira quais são os produtos de uso e intenção de uso para o público masculino. Disponível em: <https://cromasolutions.com.br/confira-quais-sao-os-produtos-de-uso-e-intencao-de-uso-para-o-publico-masculino/>. Acesso em: agosto, 2021.
2. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. About face. 1 novembro, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/about-face>. Acesso em: agosto, 2021.
3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: agosto, 2021.
4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dia dos Pais: SBD orienta os homens sobre cuidados com a pele, unhas, cabelos e barba. 11 agosto, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/dia-dos-pais-sbd-orienta-os-homens-sobre-cuidados-com-pele-unhas-cabelos-e-barba/>. Acesso em: julho, 2021.
5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: julho, 2021.
6. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Rio de Janeiro. Pele de homem também precisa de cuidados. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/pele-de-homem-tambem-precisa-de-cuidados/>. Acesso em: agosto, 2021.
7. Instituto Nacional de Câncer. Ministério da Saúde. Câncer de pele não melanoma. 4 março, 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma>. Acesso em: agosto, 2021.
8. Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde. Câncer de pele não melanoma. 4 março, 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma>. Acesso em: agosto, 2021.
