Quer saber como melhorar a pele do rosto masculino? Aprenda 3 passos

24/11/2021 como melhorar a pele do rosto masculino

Rugas, manchas, linhas de expressão, acne. Quem nunca se deparou com alguma dessas situações? Se você se incomoda com uma ou mais dessas condições, já pensou em aprender como melhorar a pele do rosto masculino?  

A maioria desses problemas acontece por conta das especificidades do tipo de pele dos homens, pela ação do tempo e também pela falta de cuidados. Claro que é natural, com o passar dos anos, o surgimento de algumas rugas e o afinamento da pele. Porém, não é normal que elas sejam abundantes antes do tempo!  

Quer saber como você pode desacelerar esse processo e descobrir como um homem pode deixar a pele bonita? Conheça 3 passos de como melhorar a aparência da pele do rosto masculino!  

Qual é a importância dos cuidados com a pele? 

Os homens têm buscado cada vez mais como melhorar a pele do rosto. Prova disso é o aumento no interesse por itens de skincare. Entre 2012 e 2017, as vendas de produtos de cuidados pessoais para esse público cresceram 70% no Brasil, de acordo com a Euromonitor International¹. 

Mas você sabe a importância de aprender como melhorar a aparência da pele do rosto masculino? Entre outros benefícios de ter uma rotina de cuidados com a pele estão:  

  • evitar o envelhecimento precoce; 
  • amenizar as rugas já existentes; 
  • combater o fotoenvelhecimento causado pela exposição solar que acelera o surgimento de marcas do tempo, como rugas, manchas e linhas de expressão; 
  • prevenir o câncer de pele; 
  • evitar a obstrução dos poros e consequentemente o aparecimento de cravos, espinhas e outras inflamações.  

Ou seja, além de combater questões de saúde graves, como o câncer, a rotina de skincare masculina auxilia a melhorar a uniformidade, textura e beleza da nossa pele.  

Além de ser o maior órgão de defesa do nosso organismo, ela é também a nossa apresentação ao mundo e pode nos trazer benefícios na vida pessoal e profissional. Afinal, é por meio dela que mostramos nossa atenção e cuidado com a nossa imagem e saúde.  

Adotar uma rotina de skincare, mesmo em uma idade mais avançada, auxilia a reverter alguns danos e a prevenir futuros efeitos do envelhecimento precoce². E, como vimos, isso não é frescura, e traz inúmeras vantagens, como uma vida mais saudável, bem-estar, brilho e vitalidade da nossa pele.  

3 passos de como melhorar a pele do rosto masculino 

Para aprender como deixar a pele de homem bonita, invista nos três passos listados abaixo.  

1 – Entenda as especificidades da sua pele 

A pele masculina, diferentemente da feminina, costuma ser de 20% a 25% mais espessa³. Isso faz com que ela tenha um aspecto mais grosso e por vezes pareça mais descuidada.  

Outro motivo que acaba colaborando com a pele grossa no rosto é que os homens têm uma maior concentração de testosterona. Isso traz como consequência uma pele mais densa, áspera e com maior quantidade de queratina4

Além disso, os homens possuem mais glândulas sebáceas³, o que facilita o aparecimento da inoportuna acne.   

Por conta dessa situação, a pele masculina tende a ser mais oleosa. A principal característica desse tipo de pele é o brilho em excesso, devido à maior produção de sebo. Outro ponto é que os poros costumam ser dilatados, aumentando a propensão a cravos e espinhas5.  

Por fim, a pele masculina costuma ter mais colágeno (substância que auxilia a manter uma fisionomia jovial), mas ele vai diminuindo em um ritmo constante ao longo da vida³, o que torna importante o uso de produtos que auxiliem a manter a saúde e firmeza da pele, evitando os sinais de envelhecimento precoce.  

2 – Invista em uma skincare masculina 

Depois de entender qual é o seu tipo de pele, é interessante apostar em uma rotina de skincare masculina para a sua face.  

A prática diária de cuidados com o rosto não leva mais que cinco minutos e deve ser feita duas vezes ao dia. Ela consiste em quatro passos:  

  1. limpeza; 
  2. hidratação; 
  3. proteção; 
  4. rejuvenescimento.  

O primeiro passo é crucial para remover todas as impurezas acumuladas ao longo do dia, como suor, poluição, bactérias, células mortas e outras sujeiras. Isso ajuda a desobstruir os poros e evitar o surgimento de acne6.  

Em seguida, é a vez da hidratação, por meio do uso de um creme hidratante facial masculino. Ela deve ser feita mesmo em peles oleosas, para assegurar que ela mantenha a retenção de água, evitando o ressecamento, a descamação e conservando as fibras elásticas e colágenas da face6, o que garante seu viço e beleza. 

Já a proteção solar, utilizando um protetor de FPS no mínimo 30, é a maior aliada no combate ao câncer de pele e também evita o envelhecimento precoce por conta da exposição solar6.  

Passe o protetor de manhã, depois da limpeza e hidratação, e reaplique-o a cada duas ou três horas, dependendo do seu nível de suor, desidratação e exposição solar.  

3 – Use um creme rejuvenescedor 

Se você é homem e quer saber como ter uma pele perfeita, saiba que o segredo está no último passo da rotina de skincare: o uso de um creme rejuvenescedor.  

Ele é essencial para o combate ao envelhecimento precoce e também para a diminuição dos efeitos do tempo e da exposição solar que já aparecem no seu rosto.  

Inclusive, os cremes antienvelhecimento têm capacidade de melhorar e atenuar os sinais de envelhecimento cutâneo, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia7.  

Você pode utilizá-lo especialmente à noite, pois sua atuação se dá no processo de renovação celular, reparando os danos causados à pele durante o dia e agindo em conjunto com o hidratante para mantê-la bonita e viçosa.   

Entendeu como melhorar a pele do rosto masculino com a ajuda de um rejuvenescedor? Que tal descobrir quais produtos podem te auxiliar nessa rotina?  

Qual é o melhor rejuvenescedor para a minha pele? 

Saber como melhorar a pele do rosto masculino é fundamental para mantê-la saudável e bonita. Mas se você optar por produtos inadequados, nenhuma dessas dicas terá os efeitos que deseja.  

Selecionar itens de qualidade e adequados é indispensável para o homem que quer ter uma pele perfeita.  

Se você faz parte desse time, pode contar com a linha Urby Men da Mantecorp Skincare. Além de ter sabonete, hidratante e loção 4 em 1 com protetor solar, ela ainda tem um rejuvenescedor para finalizar a sua rotina de skincare tratando de rugas e combatendo o envelhecimento precoce. 

O rejuvenescedor da linha Urby Men tem ação antioxidante, ou seja, ele auxilia a melhorar rugas e linhas de expressão. Ele também proporciona uma hidratação imediata e prolongada, não irrita a pele após o ato de barbear e é ideal para todos os tipos de epiderme, inclusive as oleosas. 

Conheça melhor o rejuvenescedor e o restante da linha Urby Men no nosso site

Quer descobrir outras dicas de como melhorar a pele do rosto masculino e também do corpo? Veja mais posts no nosso blog

Referências consultadas: 

1. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Caderno de Tendências 2019-2020. 3 setembro, 2018. Disponível em: <https://abihpec.org.br/publicacao/caderno-de-tendencias-2019-2020/>. Acesso em: agosto, 2021. 

2. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. About face. 1 novembro, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/about-face>. Acesso em: julho, 2021.  

3. Dermatology associates. What Is The Difference Between Male and Female Skin? 8 junho, 2017. Disponível em: <https://dermatologyassociatesga.com/difference-between-male-and-female-skin/>. Acesso em: agosto, 2021.  

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Pele de homem também precisa de cuidados. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/pele-de-homem-tambem-precisa-de-cuidados/>. Acesso em: agosto, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: agosto, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: julho, 2021. 

7. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Envelhecimento. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/>. Acesso em: agosto, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados