Como cuidar do rosto masculino de forma simples e sem gastar muito?

25/11/2021 como cuidar do rosto masculino

A nossa pele é um dos órgãos mais importantes que temos, seja pela sua função de defesa ou pela aparência que apresentamos ao mundo. Por conta disso, devemos ficar atentos aos problemas que a acometem, como sinais de envelhecimento precoce, rugas, acne e doenças mais severas, como o câncer de pele. Pensando nisso, você sabe como cuidar do rosto masculino? 

Diferente da pele feminina, a pele masculina possui alguns diferenciais, como o fato de ser 20% a 25% mais grossa¹, e também a tendência de ser mais oleosa, logo, mais propensa a desenvolver cravos e espinhas. 

Além disso, o envelhecimento é outro assunto que deve ser encarado pelos homens. Apesar de ser um processo natural, ele também é acelerado por fatores como falta de cuidado e exposição inadequada ao sol. 

Quer saber como cuidar do rosto masculino e evitar o aparecimento de rugas antes do tempo? Continue lendo o nosso post. 

Qual é a importância dos cuidados para o rosto masculino? 

Os principais motivos para você aprender a como cuidar do rosto masculino são os seguintes: 

  • evitar o envelhecimento precoce; 
  • amenizar as rugas já existentes; 
  • combater o fotoenvelhecimento, causado pela exposição solar que antecipa o aparecimento de marcas do tempo, como rugas e linhas de expressão; 
  • prevenir o câncer de pele, que é mais comum no público masculino e foi diagnosticado em mais de 80 mil homens apenas em 2020²; 
  • evitar a obstrução dos poros e consequentemente o aparecimento de cravos, espinhas e outras inflamações.  

Além disso, conforme envelhecemos, a nossa pele vai perdendo os seus mecanismos de defesa e a camada dérmica vai ficando mais fina e seca³. 

Saber como cuidar da pele do rosto masculino e adotar uma rotina de skincare, mesmo que em uma idade mais avançada, auxilia a reverter alguns danos e a prevenir futuros efeitos desse processo³. Entenda melhor como isso é possível!  

Como cuidar da pele do rosto masculino? 3 dicas 

Uma skincare masculina que evite o envelhecimento precoce e outras condições prejudiciais para a pele consiste em quatro passos: limpeza, hidratação, proteção solar e rejuvenescimento. Veja 3 dicas de como cuidar da pele masculina e aprenda a colocá-las em prática. 

1 – Limpe e hidrate a sua pele duas vezes ao dia 

Aprender como cuidar da pele do rosto masculino começa com dois passos essenciais: limpeza e hidratação duas vezes ao dia.  

São práticas simples e rápidas que trazem imensos benefícios a curto e longo prazo. Primeiro, a limpeza remove todas as impurezas acumuladas ao longo do dia, como suor, poluição, bactérias, células mortas e outras sujeiras que por ventura permaneçam ali4.  

Isso é fundamental para desobstruir os poros e evitar o surgimento de acne, que são tão incômodas. 

Por sua vez, a hidratação adequada, que deve ser feita mesmo em peles do tipo oleosa, garante que a pele retenha água, evitando o ressecamento, a descamação e conservando as fibras elásticas e colágenas da face4, o que garante seu viço e beleza. 

Isso ajuda também a evitar o aparecimento de rugas e linhas de expressão antes do tempo, o que chamamos de envelhecimento precoce. 

2 – Passe um protetor solar 

O protetor solar com FPS no mínimo 30 é o maior aliado no combate ao câncer de pele e também é indispensável para evitar o fotoenvelhecimento4. Por conta disso, ele é crucial para todos que querem aprender a como cuidar do rosto masculino.  

A principal dica é passar o produto pela manhã, depois da limpeza e hidratação, e reaplicá-lo a cada duas ou três horas, dependendo do seu nível de suor, desidratação e exposição solar. Além disso, é interessante evitar expor-se à luz do sol entre 10h e 16h4

3 – Invista em um creme rejuvenescedor 

Outro grande aliado no combate ao envelhecimento precoce e também na diminuição dos efeitos do tempo e da exposição solar que já aparecem no seu rosto é o creme rejuvenescedor.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia5, cremes antienvelhecimento são capazes de melhorar e atenuar os sinais de envelhecimento cutâneo. 

Por isso, é interessante utilizá-los, especialmente à noite, pois eles auxiliam na renovação celular, reparando os danos causados à pele durante o dia e atuando junto com o hidratante para manter a pele bonita e saudável.   

Agora que você já sabe como cuidar da pele masculina, que tal descobrir quais produtos podem te ajudar nessa rotina?  

Qual rejuvenescedor posso utilizar nos cuidados para o rosto masculino? 

Usar produtos de qualidade e adequados para a sua pele faz toda diferença na rotina de quem busca como cuidar do rosto masculino. 

Para isso, você pode contar com a linha Urby Men da Mantecorp Skincare. Além de ter sabonete, hidratante e loção 4 em 1 com protetor solar, ela apresenta um creme facial rejuvenescedor para homem para finalizar a sua rotina de skincare da maneira perfeita: tratando as rugas e o envelhecimento precoce. 

O rejuvenescedor da linha Urby tem ação antioxidante, ou seja, auxilia a melhorar rugas e linhas de expressão. Ele também proporciona uma hidratação imediata e prolongada, não irrita a pele após o ato de se barbear, e é ideal para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. 

Conheça melhor o rejuvenescedor e o restante da linha Urby Men no nosso site

Ficou curioso para saber mais sobre como cuidar do rosto masculino? Leia outros posts no nosso blog

Referências consultadas: 

1. Dermatology associates. What Is The Difference Between Male and Female Skin? 8 junho, 2017. Disponível em: <https://dermatologyassociatesga.com/difference-between-male-and-female-skin/>. Acesso em: agosto, 2021. 

2. Instituto Nacional de Câncer. Ministério da Saúde. Câncer de pele não melanoma. 4 março, 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma>. Acesso em: agosto, 2021.  

3. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. About face. 1 novembro, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/about-face>. Acesso em: julho, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: julho, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Envelhecimento. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/>. Acesso em: agosto, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados