3 dicas práticas e eficazes de como controlar a caspa do cabelo masculino

26/01/2022 como controlar a caspa do cabelo masculino

Uma das questões estéticas e de saúde que mais incomodam os homens é a descamação do couro cabeludo, decorrente de diversas condições de pele, como a dermatite seborreica. Mas quando ela surge, você sabe como controlá-la?  

Essa situação, apesar de desconfortável, possui soluções simples e eficazes, que vão desde o uso de um shampoo anticaspa potente até a utilização de uma medicação prescrita por um dermatologista.  

Aprenda então como controlar a caspa do cabelo masculino e qual é o melhor shampoo para esses casos!  

O que causa a caspa no cabelo masculino? 

A caspa é caracterizada por escamas brancas que descamam do couro cabeludo e comumente é um sintoma da dermatite seborreica, embora possa estar associada a outras condições da pele¹.  

Por isso, antes de descobrir como controlar a caspa do cabelo masculino, é preciso saber o que está causando essa situação no seu caso.  

Além da dermatite seborreica, ela pode ocorrer por conta de outras doenças e motivos como¹,²,³: 

  • eczema; 
  • dermatite de contato; 
  • psoríase; 
  • infecção de fungos como Pityrisporum e Malassezia; 
  • excesso de oleosidade na pele; 
  • alergias; 
  • fadiga; 
  • estresse emocional; 
  • baixa temperatura; 
  • álcool; 
  • uso de determinados medicamentos. 

Ou seja, se engana quem pensa que ela é decorrente de uma má higiene, pois isso é um mito¹! Em geral, ela está relacionada a um dos quadros acima e não é alérgica nem perigosa, apenas provoca muito desconforto físico e estético.  

Outros fatores que facilitam o surgimento da caspa são³: 

  1. ser homem, pois ela prevalece no público masculino; 
  2. idade, pois frequentemente começa em jovens adultos; 
  3. ter certas doenças como Parkinson e outras que afetam o sistema nervoso. 

Portanto, se você quer saber exatamente como eliminar a caspa masculina, é interessante procurar o apoio de um dermatologista, que irá te indicar os exames necessários, como o exame micológico direto, biópsia ou teste de contato¹, para avaliar adequadamente o seu caso.   

Como controlar a caspa do cabelo masculino? 3 dicas  

Apesar de ser essencial buscar um profissional para recomendar as melhores soluções para você, podemos listar aqui algumas alternativas reconhecidas por entidades de saúde para controlar a caspa do cabelo masculino.  

1 – Usar um shampoo anticaspa 

O principal tratamento para acabar com a caspa é o uso de um shampoo anticaspa. Para ele ser eficiente, deve conter uma (ou mais) dessas substâncias¹,²:  

  • selênio; 
  • enxofre; 
  • ácido salicílico; 
  • alcatrão; 
  • zinco; 
  • antifúngicos. 

O uso de um shampoo anticaspa é indispensável para quem sofre com a descamação do couro cabeludo, independente de qual seja o fator que esteja desencadeando isso. 

Como existem diversas opções no mercado, com ingredientes ativos distintos, é fundamental seguir detalhadamente as instruções do produto escolhido4.  

2 – Utilizar medicamentos indicados por dermatologistas  

A segunda alternativa indicada para controlar a caspa do cabelo masculino, especialmente se o shampoo não funcionar, é o uso de uma medicação mais forte, que deve ser prescrita por um dermatologista. Lembre-se de nunca se automedicar, pois isso pode trazer danos à sua saúde.  

Entre os medicamentos que possuem essa finalidade estão pomadas ou cremes com antifúngicos, e, eventualmente, com corticosteróide¹.  

Outra classe de fármacos que pode ser eficaz é a de inibidores de calcineurina, como o Tacrolimus e o Pimecrolimus, que ajudam a suprimir a resposta imunológica5.  

Alguns sinais que mostram que você deve procurar um dermatologista para iniciar um tratamento medicamentoso são²: 

  • muita coceira;  
  • couro cabeludo vermelho ou inchado; 
  • continuação dos sintomas mesmo após um mês usando um shampoo anticaspa.  

3 – Não tomar banhos muito quentes  

Uma terceira maneira de controlar e evitar a caspa do cabelo masculino de forma efetiva é evitando ao máximo tomar banhos quentes e enxugar-se bem antes de se vestir¹.  

Isso porque a água quente faz com que as glândulas sebáceas aumentem a secreção de sebo no couro cabeludo, o que o deixa oleoso. Assim, a proliferação de fungos que originam a caspa fica mais facilitada6.  

Além disso, a água quente também é prejudicial para a pele no geral, já que causa ressecamento e consequentemente outras dermatites6.  

O que é bom para controlar a caspa do cabelo? Veja como evitá-la 

Como a descamação do couro cabeludo depende de muitos fatores internos e externos, não podemos prevenir completamente que ela se desenvolva ou reapareça após um tempo, principalmente quando está associada a episódios de doenças como a dermatite seborreica.  

No entanto, quem busca como evitar a caspa deve adotar alguns hábitos saudáveis para isso.   

Então se você quer colocar em prática o que é bom para evitar a caspa do cabelo, você pode¹,7,8:  

  • não usar chapéus e bonés; 
  • evitar o tabagismo e o consumo de bebida alcoólica; 
  • beber ao menos dois litros de água por dia para conservar a pele hidratada e manter uma alimentação saudável; 
  • retirar completamente o shampoo e o condicionador quando for lavar o cabelo;  
  • combater o estresse e a ansiedade por meio de atividades como terapia, meditação, aromaterapia e yoga. 

Agora que você já entendeu como eliminar a caspa, que tal conhecer um ótimo shampoo anticaspa para te auxiliar nessa missão?  

Qual é o melhor shampoo para controlar a caspa do cabelo masculino? 

Um shampoo para controlar a caspa do cabelo masculino é a melhor solução para tratar quem tem esse quadro, não importa a sua origem.  

Se você sofre com esse problema, saiba que há uma ótima alternativa para te ajudar: o Pielus, um shampoo anticaspa formulado pela Mantecorp Skincare, empresa criada por dermatologistas que atua no mercado há 40 anos produzindo dermocosméticos especialmente para o público brasileiro.  

O Pielus contém em sua fórmula Ácido Salicílico, Piroctona Olamina, Zinco PCA e outros agentes condicionantes. Esses são alguns dos componentes que associações e órgãos de saúde como a SBD¹ e a NHS² mostram como imprescindíveis para o combate à caspa. 

Além disso, ele tem uma ação antifúngica, controla a oleosidade capilar, diminui a descamação e não agride os fios, proporcionando um cabelo macio e saudável 

Para usar corretamente esse produto você deve aplicá-lo diariamente sobre os cabelos molhados, massagear o couro cabeludo, deixar agir por cinco minutos e então enxaguar.  

Quer conhecer em detalhes esse shampoo? Confira no nosso site!  

Agora que você já sabe como controlar a caspa do cabelo masculino, quer continuar lendo sobre outros cuidados com a pele? Veja mais posts no nosso blog.  

Referências consultadas:   

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dermatite Seborreica. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/>. Acesso em: outubro, 2021. 

2. NHS. Dandruff. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/dandruff/>. Acesso em: outubro, 2021. 

3. Mayo Clinic. Dandruff. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/dandruff/symptoms-causes/syc-20353850>. Acesso em: outubro, 2021. 

4. American Academy of Dermatology Association. How to treat dandruff. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/hair-scalp-care/scalp/treat-dandruff>. Acesso em: outubro, 2021. 

5. Harvard Health Publishing. What is the best way to treat severe dandruff? 1 maio, 2017. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/skin-and-hair/what-is-the-best-way-to-treat-severe-dandruff>. Acesso em: outubro, 2021. 

6.G1. Banho quente pode fazer mal à pele e ao cabelo, diz especialista de Tatuí. 12 outubro, 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/10/banho-quente-pode-fazer-mal-pele-e-ao-cabelo-diz-especialista-de-tatui.html#:~:text=%E2%80%9CA%20%C3%A1gua%20quente%20%C3%A9%20muito,chamadas%20de%20dermatites%E2%80%9D%2C%20explica.>. Acesso em: novembro, 2021. 

7. Link R. 9 remedios caseros para deshacerte de la caspa de manera natural. Healthline. 30 março, 2018. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/es/como-quitar-la-caspa>. Acesso em: outubro, 2021. 

8. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Sociedade Brasileira de Dermatologia fala sobre cuidados, procedimentos e doenças do inverno. 20 junho, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/sociedade-brasileira-de-dermatologia-fala-sobre-cuidados-procedimentos-e-doencas-do-inverno/>. Acesso em: outubro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados