7 dicas infalíveis de como controlar a oleosidade do rosto masculino!

22/12/2021 como controlar a oleosidade do rosto masculino

Uma pele oleosa pode remeter a descuido e descaso com a aparência e saúde. No entanto, ela é normal no caso dos homens, por questões específicas do seu organismo. Esse é o seu caso e quer saber como controlar a oleosidade do rosto masculino? Pois segue uma boa notícia: há formas práticas de você fazer isso!  

Antes de mais nada, é fundamental que você saiba:   a oleosidade é importante para preservar a pele. Porém, em quantidades excessivas, ela pode causar problemas como inflamações, espinhas, cravos e ser especialmente incômoda no calor. 

Pensando nisso, vamos te ajudar a entender as causas da pele sebosa e como controlar a oleosidade do rosto masculino com 7 dicas práticas e eficientes! 

Quais são as causas da pele oleosa masculina? 

Antes de aprender como acabar com a oleosidade da pele do rosto masculino é preciso saber quais são as causas dessa condição.  

A pele oleosa é caracterizada pelo excesso da produção de sebo¹ e por ter uma aparência mais brilhosa, especialmente na zona T (nariz, testa e queixo)². Também é comum que ela apresente mais cravos e espinhas, por conta da obstrução dos poros¹.  

As principais causas que levam a isso são² ³: 

  1. alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas; 
  2. hormônios; 
  3. genética; 
  4. altas temperaturas; 
  5. prática intensa de atividades físicas;  
  6. alguns hábitos específicos de alimentação; 
  7. uso de determinados medicamentos. 

O público masculino tende a ter uma pele oleosa por conta dos dois primeiros fatores: testosterona e glândulas sebáceas. A maior sensibilidade ao hormônio e o grande número de glândulas desse tipo fazem com que os homens produzam até duas vezes mais sebo do que as mulheres4.  

Entendeu por que a sua pele pode estar produzindo mais gordura? Então agora é a hora de saber como controlar a oleosidade do rosto masculino!  

Como controlar a oleosidade do rosto masculino? 7 dicas 

Apesar de cada pele ser única, algumas atitudes podem ajudar quem quer saber como controlar a oleosidade do rosto masculino. Para isso, as principais dicas que podem ser seguidas são¹ 5:   

  1. lave o rosto todos os dias de manhã e à noite e depois de se exercitar; 
  2. não esfregue a pele ao lavar a face, isso pode irritá-la e piorar a sua aparência; 
  3. escolha produtos que sejam oil free ou não comedogênicos, pois são os que não obstruem os poros; 
  4. aplique hidratante e protetor solar diariamente; 
  5. use lenços específicos para remover a oleosidade, apertando-os gentilmente contra a sua face e deixando por alguns segundos para absorver o óleo. Não esfregue o material no rosto, pois isso irá espalhar ainda mais o sebo; 
  6. não toque na sua face ao longo do dia, pois isso pode ajudar a espalhar o óleo e a levar bactérias da sua mão para o rosto; 
  7. se necessário, converse com o seu dermatologista e invista em tratamentos como peelings, lasers e limpezas de pele profissionais para controlar a oleosidade. 

Como você pode ter visto, uma rotina de cuidados com a pele faz parte de como acabar com a oleosidade da pele do rosto masculino. Entenda melhor como você pode colocar isso em prática em 4 passos! 

Como cuidar da pele oleosa masculina? 4 passos 

O hábito de realizar uma skincare é ainda mais imprescindível para quem quer descobrir como controlar a oleosidade do rosto masculino.  

Isso porque são esses cuidados que vão garantir que a sua pele esteja equilibrada, nem com muito brilho e nem pouco hidratada. O ideal é realizá-los duas vezes por dia, de manhã e à noite, utilizando produtos específicos para a pele oleosa5.  

Ficou curioso para ver como funciona essa rotina rápida e eficaz? Veja os passos!   

1 – Limpeza 

A limpeza é o primeiro passo de como cuidar da pele oleosa masculina. Usando um sabonete líquido você vai remover todas as impurezas acumuladas ao longo do dia, como sebo, suor, bactérias e células mortas que são responsáveis por obstruir os poros6.  

Assim, você evitará que a pele desenvolva acne, que é tão incômoda e comum neste tipo de pele.  

2 – Hidratação 

Se você já pesquisou sobre como controlar a oleosidade do rosto masculino deve ter se perguntado: “mas por que devo usar um creme hidratante?”. 

A verdade é que a hidratação é responsável por manter o equilíbrio e a integridade da camada de proteção que temos, então mesmo quem tem uma pele oleosa precisa utilizar esse produto6.  

Além disso, ele também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e conservar as fibras elásticas e colágenas da face, garantindo o equilíbrio e o viço da pele6

3 – Proteção 

A proteção é vital para qualquer pessoa, afinal ela protege contra o fotoenvelhecimento e também combate o câncer de pele6, mais comum no público masculino7

Para o seu tipo de pele, é preciso optar por um protetor solar de FPS no mínimo 30, que proteja contra os raios UVA e UVB6 e que tenha um toque seco, evitando o acúmulo de mais sebo na pele.  

4 – Rejuvenescimento  

Para finalizar, você pode investir em um creme rejuvenescedor que atenue as rugas e linhas de expressão já existentes no rosto. Isso vai ajudar a valorizar a sua aparência.  

Isso é ótimo para proporcionar aquilo que você mais precisa: um tratamento simples, de alta qualidade, que também atue para rejuvenescer e manter a quantidade de brilho ideal no seu rosto.   

Agora que você já sabe como cuidar da pele oleosa masculina, que tal descobrir quais produtos podem te ajudar nessa rotina?  

Como tratar a pele oleosa masculina? Invista em produtos adequados 

O uso dos produtos ideais é essencial em como tratar a pele oleosa masculina.  

Pensando nisso, a Mantecorp Skincare criou a linha Urby Men com 4 itens versáteis formulados especialmente para todas as suas necessidades:

  1. sabonete para rosto e corpo: controla a oleosidade ao mesmo tempo que limpa sem ressecar, promove a renovação celular, auxilia a reduzir os pelos encravados e melhora a presença de foliculite e reações como inflamação, irritação e coceira; 
  2. hidratante: acalma a pele, melhora a vermelhidão, elasticidade e suavidade dela, além de restaurar a barreira cutânea após o ato de se barbear;  
  3. loção facial 4 em 1: fornece uma proteção UVA/UVB e IVA com seu FPS 30 e favorece o controle da oleosidade. Além disso, tem uma ação antioxidante e rejuvenescedora, melhorando a textura e maciez da pele. O seu toque seco e a sua textura leve e não oleosa a tornam ideal para a prática de atividades esportivas; 
  4. rejuvenescedor: tem ação antioxidante que auxilia a melhorar rugas e linhas de expressão, além de hidratar de maneira prolongada a pele.

Conheça melhor a linha Urby Men no nosso site

Referências consultadas: 

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Como cuidar da pele oleosa? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/como-cuidar-da-pele-oleosa/>. Acesso em: setembro, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Pele oleosa pede atenção especial. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/pele-oleosa-pede-atencao-especial/>. Acesso em: setembro, 2021. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tipos de pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: setembro, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dia dos Pais: SBD orienta os homens sobre cuidados com a pele, unhas, cabelos e barba. 11 agosto, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/dia-dos-pais-sbd-orienta-os-homens-sobre-cuidados-com-pele-unhas-cabelos-e-barba/>. Acesso em: setembro, 2021. 

5. American Academy of Dermatology Association. How to Control Oily Skin. 13 março, 2018. Disponível em: <https://www.aad.org/news/how-to-control-oily-skin>. Acesso em: setembro, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: setembro, 2021. 

7. Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde. Câncer de pele não melanoma. 4 março, 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma>. Acesso em: setembro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados