Como tratar a calvície masculina? Conheça as 3 melhores soluções para esse quadro

05/07/2022 calvície masculina

A queda de alguns fios por dia é normal e faz parte do ciclo natural de vida do cabelo. No entanto, quando ela começa a se tornar excessiva, especialmente nos homens, é momento de prestar atenção, pois isso pode indicar o aparecimento da calvície masculina. 

Também conhecida como alopecia androgenética, a calvície masculina atinge os homens principalmente a partir dos 40 anos de idade. Como resultado, ela pode trazer problemas para a autoestima de quem sofre com essa condição. 

Quer descobrir como é possível amenizar esse quadro? Aprenda o que é a calvície masculina, como tratar ela e qual shampoo você pode usar para isso. 

O que é calvície masculina? 

A calvície masculina, dermatologicamente conhecida como alopecia androgenética, é uma das causas mais comuns de queda de cabelo em homens1,2

Esse quadro é geneticamente determinado e muito frequente entre o público masculino. Apesar de poder se iniciar na adolescência, ela se torna mais aparente por volta dos 40 ou 50 anos de idade¹. 

Ela é tão frequente que se estima que 80% dos homens com mais de 80 anos sofram com este problema3

A principal característica da calvície masculina é a perda total ou parcial dos fios3. Isso se inicia com o afinamento progressivo dos fios, menor crescimento com consequente perda progressiva de volume capilar, até quando o fio não cresce mais. 

Em resumo, os cabelos se tornam mais ralos e o couro cabeludo vai ficando progressivamente mais aberto. Nos homens, as regiões mais afetadas são a coroa e a parte frontal, conhecidas como entradas¹. 

Mas atenção, nem toda queda de cabelo significa calvície masculina. Há ainda outras condições que podem causar ou desencadear essa situação. Por isso, é essencial ter o apoio de um dermatologista para identificar exatamente qual é o seu diagnóstico.  

Depois de entender o que é este quadro, quer saber o que usar para calvície masculina? 

Conheça as três melhores maneiras para tratar a calvície masculina! 

Como tratar calvície masculina? 3 alternativas 

Mesmo não tendo consequências para a saúde física, a calvície masculina prejudica a autoestima dos homens e pode trazer até mesmo uma certa sensação de vergonha³. 

Por isso, muitos homens buscam formas de tratar a calvície masculina. Para isso, é indispensável consultar com um dermatologista, afinal somente ele poderá avaliar o seu caso e indicar o tratamento ideal para você. 

Mas podemos te adiantar algumas das soluções que ele pode sugerir. São as listadas abaixo. 

1 – Medicamentos de uso oral  

O tratamento com medicação oral pode impedir a progressão da queda e ainda, em alguns pacientes, recuperar de 10% a 20% dos fios³. 

O medicamento mais utilizado nesses casos é a finasterida, que deve ser tomada diariamente e que levará até três meses de uso para demonstrar efeitos5

A finasterida atua bloqueando uma enzima (5 alfa redutase) que converte a testosterona em di-hidrotestosterona, responsável esta pela miniaturização dos fios, retardando assim o processo de perda do cabelo ². 

2 – Medicamento e outros ativos de uso tópico em loções e shampoos  

O uso de medicamentos tópicos aplicados diretamente no couro cabeludo é outra solução. Um deles é o minoxidil que está presente em uma loção². 

O minoxidil atua retardando a perda do cabelo e auxiliando no crescimento de novos fios, a partir do estímulo dos folículos capilares². 

Estima-se que, em média, ele leve de quatro meses até um ano para trazer resultados perceptíveis². 

Há outros tipos de ativos (não medicamento) que estão presentes em shampoos e loção que auxiliam na manutenção do crescimento dos fios, diminuindo o processo de miniaturização. 

3 – Laserterapia  

O tratamento a laser pode reduzir a inflamação nos folículos capilares, que é responsável por impedir o crescimento de novos fios em alguns casos de perda de cabelo5

Alguns estudos sugerem que um tratamento feito com laser de baixa intensidade pode aumentar o crescimento do cabelo por conta de alguns mecanismos específicos5

É possível prevenir a calvície masculina? Veja 4 dicas que podem te ajudar 

Por ser causada pela genética, a calvície masculina não pode ser curada mas pode ser prevenida. No entanto, é possível adotar alguns hábitos saudáveis para evitar a piora na queda de cabelo por outros motivos2,6

  1. proteja seu cabelo contra a luz solar e outras fontes de luz ultravioleta; 
  2. evite fumar, pois o tabagismo está associado à calvície masculina; 
  3. não faça tratamentos agressivos no seu cabelo; 
  4. tente reduzir o estresse, fazendo atividades relaxantes. 

Agora que você entendeu o que é e como pode tratar este quadro, descubra quais produtos pode usar para calvície masculina!  

O que usar para calvície masculina? Conheça shampoos e suplementos  

Se você se pergunta o que pode usar para combater essa situação ou até mesmo qual é o melhor shampoo para a calvície masculina, saiba que você pode encontrar essas soluções na Mantecorp Skincare

Entre as alternativas disponíveis no nosso site estão o Shampoo e a Loção Pielus Antiqueda e os nutracêuticos Nouve Biotin e Nouve Silício Orgânico. 

O Shampoo Pielus Antiqueda age na redução da queda capilar e restaura a força, resistência e densidade dos cabelos, minimizando a quebra dos fios. Ele estimula o crescimento de novos fios e melhora a aparência geral deles.  

Associado ao shampoo, você pode usar também a Loção Pielus Antiqueda, que traz um resultado ainda mais eficaz. Essa loção também age na redução da queda capilar e restaura a força, resistência e densidade dos cabelos, minimizando a quebra dos fios. Seu complexo de ativos antiqueda nanoencapsulado aumenta a produção de energia no bulbo capilar, estimula o crescimento de novos fios e melhora a aparência geral deles.  

Já o Nouve Biotin é um nutricosmético que possui ingredientes que melhoram a saúde e qualidade dos cabelos e unhas. Ele possui uma combinação sinérgica de biotina, vitaminas e minerais essenciais, que contribuem para o fortalecimento de cabelos e unhas. 

Por fim, o Nouve Silício Orgânico é um nutracêutico multifuncional que age na melhora da qualidade e saúde do cabelo, pele e unhas. Sua fórmula é composta por silício orgânico, estabilizado em colina, biotina, zinco, selênio, vitaminas E, B3 e B6 e óleo de borragem. Essa associação inteligente atua em sinergia, deixando cabelos e unhas mais fortes e a pele mais firme. 

Lembre-se de consultar com um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento! 

Quer conhecer esses produtos em detalhes? Acesse o nosso site

Referências consultadas: 

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Alopecia Androgenética. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/doencas/alopecia-androgenetica/>. Acesso em: maio, 2022. 

2. Kivi R. Male Pattern Baldness. Healthline. 10 junho, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/male-pattern-baldness>. Acesso em: maio, 2022. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Perda de fios pode ser genética ou de origem multifatorial e nem sempre é irreversível. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/perda-de-fios-pode-ser-genetica-ou-de-origem-multifatorial-e-nem-sempre-e-irreversivel/>. Acesso em: maio, 2022. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia – MG.  O que é alopécia androgenética? – Minuto com o Dermato. Disponível em: <https://sbdmg.org.br/saude-da-pele/minuto-com-o-dermato-dra-renata-zac/>. Acesso em: maio, 2022. 

5. Cafasso J. 17 Ways to Stimulate Hair Growth for Men in 2022. Healthline. 22 abril, 2022. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/hair-loss-treatments-for-men>. Acesso em: maio, 2022. 

6. Mayo Clinic. Hair loss. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hair-loss/symptoms-causes/syc-20372926>. Acesso em: maio, 2022. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados