Acne na pele masculina é normal? Conheça maneiras simples de tratar e prevenir

22/12/2021 acne na pele masculina

Apesar de associarmos cravos e espinhas à adolescência, eles também atingem pessoas depois dessa fase da vida. Se você sofre com essa situação, saiba que é normal a ocorrência de acne na pele masculina nos homens de idade adulta. A boa notícia é que há ótimas possibilidades de tratamento e prevenção.  

A pele masculina é diferente da feminina. Por isso há alguns fatores que facilitam o desenvolvimento de cravos e espinhas, como hormônios e um maior número de glândulas sebáceas, que aumentam a produção de sebo.  

Conheça em detalhes as causas da acne em homens adultos, como tratar essa situação e maneiras simples, rápidas e efetivas para preveni-la!  

Quais são as causas da acne em homem adulto?  

A acne nada mais é do que o surgimento de cravos e espinhas devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e folículos pilossebáceos¹.  

Ela tem relação direta com os hormônios sexuais masculinos ou andrógenos, que são produzidos tanto em homens quanto em mulheres. Isso ocorre porque os níveis elevados de hormônios provocam o aumento da produção de gordura pelas glândulas sebáceas¹.  

Porém, os homens possuem mais glândulas sebáceas no rosto e têm uma grande sensibilidade à testosterona. Por conta disso, a sua produção de sebo é duas vezes maior do que nas mulheres².  

Isso provoca um excesso de oleosidade, poros dilatados e consequentemente mais cravos e espinhas², mesmo em idades em que achamos que não teríamos mais esse problema, como aos 30 anos.   

Em resumo, os fatores que contribuem para a acne em homem adulto são³: 

  • hormônios; 
  • número maior de glândulas sebáceas; 
  • excesso de óleo; 
  • poros obstruídos por conta de células mortas; 
  • bactérias; 
  • inflamações diversas; 
  • estresse; 
  • uso de produtos inadequados para o cabelo e pele. 

É fundamental entender as causas da acne tardia no homem, pois os tratamentos e prevenção irão atuar diretamente nesses fatores, como veremos abaixo.  

Acne na pele masculina: como tratar?  

Se a acne é um problema persistente na sua vida e você já tem muitas manchas no rosto por conta dela, o ideal é consultar um dermatologista, que poderá avaliar o seu caso específico e indicar os melhores tratamentos para acabar de vez com a erupção de cravos e espinhas.  

A solução adequada é capaz de melhorar o seu humor e ainda levantar a sua autoestima4 Afinal, a acne afeta negativamente a aparência e autopercepção, o que pode trazer problemas psicológicos.  

Entre os tratamentos que podem ser receitados por um dermatologista estão¹:  

  1. uso de cremes ou loções tópicas com derivados de vitamina A (retinol) e peróxido de benzoila, que auxiliam a desobstruir os poros e reduzir a proliferação de bactérias; 
  2. prescrição de antibióticos de uso tópico ou oral para diminuir a quantidade de microrganismos existentes nos folículos; 
  3. remédios específicos para casos mais severos, como a Isotretinoína. 

Além disso, um profissional qualificado pode recomendar também a higienização da pele, o uso de produtos oil-free e não comedogênicos e alertar sobre a importância de não espremer as lesões¹.  

Isso porque ao espremê-las você aumenta o risco de inflamação no local, além de favorecer o aparecimento de cicatrizes¹. Por isso, não cutuque ou aperte os cravos e espinhas!  

Como prevenir a acne na pele masculina? 4 passos 

A melhor maneira de evitar qualquer tipo de transtorno envolvendo cravos e espinhas é prevenindo o aparecimento da acne. Mas como isso é possível?  

A resposta é simples: investindo em uma rotina de skincare rápida e eficiente, com produtos de qualidade e específicos para peles com acne.  

Essa prática tem papel essencial, junto com outros tratamentos, para impedir o surgimento de novos cravos e espinhas e clarear as manchas já existentes4. Ela consiste nos quatro passos listados abaixo. 

1 – Limpeza 

Ao lavar o rosto com um sabonete líquido masculino adequado, você vai eliminar as sujeiras acumuladas ao longo do dia na pele, como suor, poluição, bactérias e resto de células mortas5.  

Essa higienização favorece a prevenção da acne pois atua diretamente em um dos principais fatores de desenvolvimento de cravos e espinhas: na desobstrução dos poros.  

2 – Hidratação  

Como a acne é resultado de uma pele oleosa, pode parecer estranho recomendar a hidratação da pele. Porém, não se engane, ela é vital para todos os tipos de pele.  

No caso da acne tardia em homens, a hidratação é importante pois ajuda a suprir a perda de água da pele. Quando ela está desidratada, é possível que ocorra o efeito rebote, no qual o corpo produz ainda mais sebo para se reequilibrar6.  

Ou seja, é fundamental usar produtos livres de óleo para controlar o brilho e também impedir o surgimento da acne6.  

3 – Proteção 

Usar protetor solar não ajuda apenas a prevenir o câncer de pele e combater o fotoenvelhecimento. Ele também é crucial para evitar a piora das manchas da acne já existentes.  

Para isso, opte por um protetor solar de fator no mínimo 30 e que não seja irritante para peles com tendências ao desenvolvimento de cravos e espinhas³.  

4- Rejuvenescimento  

Por fim, o uso de um rejuvenescedor é relevante para auxiliar a renovação celular, reparando os danos causados à pele durante o dia e atuando junto com o hidratante para manter a pele bonita e saudável, sem acne.  

Quais produtos devo utilizar para prevenir a acne? 

Para tratar e prevenir a acne na pele masculina é indispensável escolher produtos adequados para o seu tipo de pele, que sejam não comedogênicos (logo, não obstruem os poros) e que auxiliem diretamente a lidar com cravos e espinhas e suas manchas.  

Para isso, você pode contar com a linha Urby Men, da Mantecorp, uma empresa criada por dermatologistas e que atua há 40 anos com foco nas necessidades da pele brasileira.  

Essa linha conta com sabonete para rosto e corpo, hidratante, loção 4 em 1 com protetor solar e rejuvenescedor.  

O sabonete limpa sem ressecar e controla a oleosidade, além de promover a renovação celular, o que auxilia a manter os poros desobstruídos.  

Por sua vez, o hidratante e pós-barba atua para acalmar a pele, melhorar a vermelhidão, elasticidade e suavidade dela, além de restaurar a barreira cutânea após também ao ato de se barbear. 

Já a loção 4 em 1 fornece uma proteção UVA/UVB e IVA com seu FPS 30 e favorece o controle da oleosidade. O seu toque seco e a sua textura leve e não oleosa a tornam ideal para o homem com acne.  

Por fim, o rejuvenescedor tem ação antioxidante, auxiliando a melhorar rugas e linhas de expressão. Ele também proporciona uma hidratação imediata e prolongada e é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas e propensas a acne.  

Conheça melhor a linha Urby Men no nosso site! 

Quer descobrir outras dicas práticas e eficientes sobre skincare masculina? Leia mais posts no nosso blog.  

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Acne. Disponível em: <https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/acne/>. Acesso em: setembro, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dia dos Pais: SBD orienta os homens sobre cuidados com a pele, unhas, cabelos e barba. 11 agosto, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/dia-dos-pais-sbd-orienta-os-homens-sobre-cuidados-com-pele-unhas-cabelos-e-barba/>. Acesso em: setembro, 2021.  

3. Liu K, Nassim J. Adult acne: Understanding underlying causes and banishing breakouts. Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. 23 setembro, 2019. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/blog/adult-acne-understanding-underlying-causes-and-banishing-breakouts-2019092117816>. Acesso em: setembro, 2021.  

4. American Academy of Dermatology Association. What can clear severe acne? Disponível em: <https://www.aad.org/public/diseases/acne/derm-treat/severe-acne>. Acesso em: setembro, 2021.  

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: setembro, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Pele do homem também precisa de cuidados. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/pele-de-homem-tambem-precisa-de-cuidados/>. Acesso em: setembro, 2021.  

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cuidados Masculino

posts relacionados