Skin care para olheiras: aprenda a amenizar as marcas embaixo dos olhos

12/11/2021 como fazer skincare para olheiras

Noites mal dormidas, cansaço e estresse normalmente estão entre as justificativas que usamos para o aparecimento de marcas ao redor dos nossos olhos. Quando elas surgem, imediatamente procuramos soluções para lidar com isso. Mas você sabia que é possível utilizar práticas de skincare para olheiras, com o objetivo de amenizar esses sinais? 

A skincare para olheiras consiste em uma rotina de cuidados com a pele que tem como objetivo limpar, hidratar, proteger e que pode auxiliar a diminuir e tratar essas manchas. Assim elas não serão mais um incômodo e deixarão de impactar diretamente na nossa autoestima.  

Entenda melhor quais são as origens dessa situação e saiba como colocar em prática uma skincare para olheiras! 

Qual é o seu tipo de olheira? 

Antes de colocar em prática uma skincare para olheiras, é importante saber o que está provocando essas marcas ao redor dos seus olhos. 

De acordo com a regional do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Dermatologia¹, há quatro principais causas para as olheiras:  

  1. vascular/edematosa: ocorre pela congestão dos vasos na região ou pelo aumento da vascularização. Em geral, tem coloração que varia de rosa ao arroxeado, resultando na conhecida aparência de cansaço; além de extravasamento de líquidos causando edema.  Os edemas são inchaços provocados por fatores externos e internos que levam ao acúmulo de líquidos. 
  1. pigmentar: decorre do aumento da melanina na região, o que altera a cor da área para diferentes tons de castanho. Pode ter origem genética ou de algum processo inflamatório; 
  1. profunda: o motivo da sua existência é a anatomia óssea e a gordura existente no rosto da pessoa, ou seja, a região abaixo dos olhos é mais funda que as áreas ao redor, o que provoca um efeito de escurecimento por sombra; 
  1. bolsa de gordura: as bolsas de gordura aparentes ocorrem devido à flacidez da pele na área dos olhos e, portanto, podem ser uma das causas de olheiras. Para essas bolsas, a blefaroplastia, cirurgia plástica para retirá-las, pode ser a mais indicada.   

Entre outros fatores que favorecem o surgimento dessa condição estão a genética, exposição solar excessiva, pele muito transparente, excesso de vasos subcutâneos, envelhecimento, fotoenvelhecimento e estilo de vida². 

No caso do envelhecimento, isso ocorre por conta da diminuição da gordura subcutânea e afinamento da pele ao redor dos olhos².  

Conforme envelhecemos, parte da gordura embaixo da pele da face desaparece e a gravidade ajuda a puxar para baixo o que resta. Por isso se formam bolsas embaixo dos olhos. Isso ocorre porque há menos gordura ali e também porque a pele mais fina e solta permite que fluídos se concentrem na região, causando um inchaço³.  

Já o fotoenvelhecimento traz como consequência uma aparência com sombra nas pálpebras inferiores, resultando nas tão temidas olheiras4. Essa pele embaixo dos olhos, inclusive, é especialmente sensível à luz do sol³. 

Alguns outros fatores relativos ao estilo de vida como falta de sono, estresse, abuso de álcool e tabagismo também podem contribuir para o aparecimento das olheiras5.  

Por isso é essencial estar atento a todas essas informações e buscar tratamento com um dermatologista para diagnosticar o seu caso.  

Você pode entender melhor quais são as origens dessa situação incômoda lendo o nosso texto “O que causa olheiras?” 

Skincare para olheiras em 3 passos 

Os passos de uma skincare para diminuir olheiras consistem nos mesmos para qualquer tipo de pele: limpeza, hidratação e proteção solar. A principal diferença está na escolha dos produtos e na atenção dada à região ao redor dos olhos, que deve ser o principal foco no seu caso. 

Entenda melhor como colocar uma skincare para olheiras efetivo em prática. 

1 – Limpeza 

A limpeza deve ser o primeiro processo de qualquer rotina de cuidados com a pele, especialmente na skincare para as olheiras. Isso porque ela permite que a epiderme esteja limpa para absorver os produtos adequadamente.  

É indicado que seja realizada duas vezes por dia, pela manhã e noite, utilizando produtos específicos para o seu tipo de pele, que vão remover as impurezas que se acumulam ao longo do dia na superfície da sua cútis6.  

2 – Hidratação 

O segundo passo da skincare para as olheiras é a hidratação, com atenção especial para a região dos olhos. O ideal é utilizar produtos que, além de serem indicados para o seu tipo de pele, contenham alguns dos ingredientes que ajudam a diminuir as olheiras, como a vitamina C².  

Substâncias como essa auxiliam no combate ao envelhecimento precoce e fotoenvelhecimento, decorrente dos raios ultravioletas, que pioram a aparência das olheiras e favorecem o seu surgimento², especialmente em pessoas mais velhas.  

3 – Proteção solar 

A proteção solar é uma das principais partes do processo de skincare para olheiras. Isso porque ela ajuda a proteger contra os raios ultravioletas que são uma das causas que podem piorar essa situação5.  

Inclusive, a produção e deposição de pigmentos escuros em torno dos olhos podem ser resultados da exposição solar7, por isso é importante caprichar no protetor e também utilizar óculos de sol ao se expor aos raios ultravioletas. 

4 – Uso de cremes específicos para a região dos olhos  

Um último passo crucial para quem busca uma rotina de skincare para olheiras é procurar por dermocosméticos específicos para a região dos olhos que possuam componentes que atuem contra essa condição.  

Esse é o caso dos produtos Ivy C Olhos e Blancy Olhos da Mantecorp. O primeiro é um creme rejuvenescedor para a região dos olhos com vitamina C, ácido hialurônico e hesperidina, que combatem os sinais de envelhecimento, reduz rugas finas, melhora a firmeza e elasticidade da pele, além de amenizar olheiras e bolsas. 

Já o Blancy Olhos é um clareador que atua na despigmentação da pele da região dos olhos e é especialmente indicado para clarear olheiras marrons e azuis de maneira gradual. Ele contém Alfa Arbutin na sua fórmula, uma substância que se mostrou efetiva para reduzir a pigmentação em pacientes com melasma e que também pode ser utilizada em pessoas com olheiras5.  

Além disso, esse clareador ajuda a hidratar, reduzir as bolsas e uniformizar a pele, deixando o olhar renovado. 

Essas são algumas das soluções da Mantecorp para a skincare para olheiras. Conheça outros produtos para limpeza, hidratação e proteção solar no nosso site. Você vai encontrar os dermocosméticos ideais para o seu tipo de pele e necessidade. Lembre-se sempre de consultar um dermatologista para averiguar as causas e o melhor tratamento para a sua condição.  

Ficou interessado em saber mais sobre saúde e cuidados para a pele? Leia outros posts no nosso blog.  

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Rio de Janeiro. Olheiras: causas e tratamentos. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/olheiras-causas-e-tratamentos/>. Acesso em: julho, 2021. 

2. Oliveira GA, Paiva AR. Causas e tratamento da hipercromia periorbital. Rev Fac Ciênc Méd Sorocaba. 2016; 18(3): 133-9. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/viewFile/23330/pdf>.  Acesso em: julho, 2021. 

3. Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. Ask the doctor: baggy eyes. 1 maio, 2011. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/baggy-eyes>. Acesso em: julho, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Rio de Janeiro. Olheiras: causas e tratamentos. Data de publicação não especificada. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/olheiras-causas-e-tratamentos/>. Acesso em: julho, 2021. 

5. Sarkar R et al. Periorbital Hyperpigmentation: A Comprehensive Review. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. 2016 Jan; 9(1): 49–55. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4756872/>. Acesso em: julho, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>. Acesso em: julho, 2021. 

7. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Veja o que são, como e por que se formam as incômodas olheiras. 29 dezembro, 2010. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/veja-o-que-sao-como-e-por-que-se-formam-as-incomodas-olheiras/>. Acesso em: julho, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Clareadores

posts relacionados