O que é bom para olheiras? Aprenda as 5 melhores maneiras de amenizá-las em casa

11/05/2022 o que é bom para olheiras

Você já se olhou no espelho e não gostou do aspecto cansado dos seus olhos? Ou pior, percebeu que há manchas escuras e profundas ao redor deles? Quando isso acontece, é comum que as pessoas procurem o que é bom para as olheiras. A boa notícia é que há excelentes opções para tratá-las tanto em casa quanto no dermatologista. 

Para isso, é importante reconhecer qual é o seu tipo de olheira e o que está causando ou piorando essa situação no seu caso, que pode variar desde o processo natural de envelhecimento até as comuns noites mal dormidas.  

Quer descobrir em detalhes tudo isso? Aprenda o que são as olheiras, o que é bom para diminuí-las e como você pode clareá-las! 

O que são as olheiras? 

As olheiras são manchas escuras, marrons ou arroxeadas, e geralmente profundas que aparecem ao redor dos olhos1-3

Elas podem incluir também bolsas de gordura, flacidez e rugas nesta mesma região, o que costuma afetar a autoestima da pessoa que convive com elas¹. 

Não existem estatísticas sobre o número de indivíduos que possuem essa condição, mas sabe-se que ela é comum e que pode surgir em qualquer fase da vida, em homens, mulheres e até mesmo em crianças¹. 

No entanto, as olheiras são mais frequentes em pessoas4

  • idosas; 
  • com predisposição genética para a hiperpigmentação na área dos olhos; 
  • que são de grupos étnicos não brancos. 

Normalmente, associamos essas marcas com o cansaço, porém há diversos fatores que a desencadeiam. Entenda melhor abaixo o que causa as olheiras e quais são os seus tipos.  

O que causa as olheiras? 

Há quatro tipos de olheiras que os dermatologistas reconhecem2,3

  1. vasculares: são causadas pela retenção de líquidos ou por problemas circulatórios e, em geral, têm coloração que varia do rosa ao arroxeado; 
  2. pigmentares: provocadas pelo excesso de melanina na região dos olhos, processo chamado de hiperpigmentação, são caracterizadas por tons amarronzados e por acometer mais quem tem a pele negra ou morena; 
  3. profundas: a região dos olhos de algumas pessoas é mais profunda, por conta da anatomia óssea e da gordura presente no seu rosto, o que causa o escurecimento dessa área; 
  4. mistas: possuem diferentes origens, podendo ser genética, devido ao acúmulo de vasos, ou até mesmo questões alérgicas ou bolsas de gordura. 

Geralmente, o que desencadeia a olheira é o cansaço. Mas há outros fatores que fazem com que essas manchas surjam. Entre eles estão: 

  • alergias
  • hereditariedade; 
  • esfregar ou coçar os olhos; 
  • exposição em excesso ao sol; 
  • alterações da pele em decorrência do envelhecimento
  • algum tipo de dermatite; 
  • irregularidades na cor da pele. 

Cada motivo que desencadeia essas marcas requer um tratamento específico. Por isso, é fundamental contar com o acompanhamento de um médico para descobrir o que é bom para as olheiras no seu caso.  

Como diminuir as olheiras em casa? 5 melhores soluções  

Se você quer aprender como diminuir as olheiras em casa, saiba que há excelentes soluções para isso. No entanto, o ideal é sempre contar com o acompanhamento de um dermatologista e entender as origens das suas olheiras.  

Entre as alternativas que você pode adotar, listamos as cinco melhores abaixo.  

1 – Dormir bem 

A fadiga extrema ou as poucas horas de sono fazem com que a sua pele fique opaca e pálida, permitindo que os tecidos escuros e vasos sanguíneos apareçam4.  

Por isso, tente dormir ao menos oito horas por dia, criando uma rotina de higiene do sono e evitando cafeína de seis a doze horas antes de se deitar6

2 – Utilizar protetor solar diariamente 

O uso do protetor solar diariamente protege a sua pele contra os raios solares, o que pode ajudar a combater vários problemas dermatológicos, como o envelhecimento, o câncer e também as manchas ao redor dos olhos6

3 – Aplicar compressas de gelo na área afetada  

Os vasos sanguíneos dilatados sob os olhos podem contribuir com as olheiras. Para aliviar isso, faça uma compressa fria, envolva-a em um pano macio e coloque-a contra a área afetada5

Ela auxilia a reduzir o inchaço e a encolher os vasos dilatados4, isso traz um efeito imediato, porém efêmero2

4 – Usar almofadas extras na hora de dormir 

Apesar de parecer estranho, ao elevar a sua cabeça com dois ou mais travesseiros na hora de dormir, você pode evitar que o inchaço em decorrência do acúmulo de líquidos nas pálpebras inferiores se desenvolva5

5 – Passar cremes para a área dos olhos 

Os cremes clareadores contêm ingredientes específicos para atuar na região dos olhos e interferir na produção de melanina na pele, o que pode ajudar a reduzir a aparência de bolsas escuras e olheiras6.  

Há ativos nos cremes para a área dos olhos que atuam nos vasos melhorando as olheiras por aumentos deles e também ativos que tratam a flacidez e as rugas dessa região. 

O que é bom para olheiras? 3 tratamentos dermatológicos 

Se o seu caso for mais extremo, é possível que você tenha que optar por tratamentos dermatológicos que devem ser realizados no consultório. Entre eles estão:  

  • ácidos: existem soluções à base de hidroquinona ou alguns ácidos que tiram a pigmentação da pele e podem ser aplicados pelo dermatologista7
  • lasers: o uso de lasers pode secar os vasos sob as pálpebras. Em média, são necessárias de três a seis sessões, com intervalo de um mês entre cada uma7
  • preenchimento: olheiras profundas podem ser tratadas por meio do preenchimento com ácido hialurônico2

Entendeu o que é bom para as olheiras? Confira como você pode tratá-las com um creme!  

Como tratar olheiras? Escolha um creme adequado para a sua pele 

Se você busca uma solução que pode ser usada em casa, simples e efetiva, mas com eficácia dermatológica garantida, que tal optar por um creme para a área dos olhos?  

Entre as alternativas que o seu médico pode indicar estão o Clareador para área dos olhos Blancy e o Reviline Olhos da Mantecorp Skincare, uma empresa criada pensando nos dermatologistas e que atua há 40 anos no mercado criando produtos especialmente para as necessidades da pele brasileira.  

O Blancy olhos é um clareador de olheiras que atua na despigmentação da pele da região dos olhos. Ele foi formulado para clarear aquelas manchas que são marrons e azuis de forma progressiva e gradual.  

Ele tem uma formulação exclusiva que associa alfa arbutin, haloxyl, niacinamida e symrelief, promovendo um clareamento contínuo, deixando a pele visivelmente mais uniforme.  

Além disso, ele hidrata e reduz as bolsas por meio da sua cosmética gel creme com cor universal, deixando o olhar iluminado e renovado, atenuando a aparência dos olhos cansados. 

Já o creme rejuvenescedor Reviline olhos promove a redução de rugas profundas e da flacidez, melhora a firmeza e elasticidade da pele e a deixa mais lisa e macia.  

Ele também tem uma formulação exclusiva com microesferas de retinol, ou seja, o ativo fica protegido e é entregue nas camadas mais profundas da pele, com ácido hialurônico e silício, linefill MS e biopeptídeos, que são ativos com ação rejuvenescedora. 

Quer conhecer melhor esses produtos e incluí-los na sua rotina de skincare? Confira detalhes no nosso site!  

Agora que você já sabe o que é bom para olheiras, que tal continuar lendo sobre a saúde da sua pele? Veja mais posts no nosso blog!  

Referências consultadas: 

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Veja o que são, como e por que se formam as incômodas olheiras. 29 dezembro, 2010. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/veja-o-que-sao-como-e-por-que-se-formam-as-incomodas-olheiras/>. Acesso em: março, 2022. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Olheiras: causas e tratamentos. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/olheiras-causas-e-tratamentos/>. Acesso em: março, 2022. 

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense. Olheiras: conheça os tipos e causas. Disponível em: <https://sbdfl.org.br/noticias/olheiras/>. Acesso em: março, 2022. 

4. Anthony K. What Causes Dark Circles Under Your Eyes? Healthline. 7 março, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/dark-circle-under-eyes>. Acesso em: março, 2022. 

5. Mayo Clinic. Dark circles under eyes. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/symptoms/dark-circles-under-eyes/basics/definition/sym-20050624>. Acesso em: março, 2022. 

6. Marcin A. 17 Ways to Get Rid of Bags Under Your Eyes. Healthline. 15 fevereiro, 2022. Disponível: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/how-to-get-rid-of-bags-under-eyes>. Acesso em: março, 2022. 

7. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Escolha suas armas para combater ou disfarçar as olheiras. 27 outubro, 2010. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/escolha-suas-armas-para-combater-ou-disfarcar-olheiras/>. Acesso em: março, 2022. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Clareadores

posts relacionados