Como tratar as manchas e cicatrizes de acne? Conheça 4 melhores maneiras
16/11/2021
Quando a acne surge na nossa face muitas pessoas podem sentir uma vontade grande de espremê-las. O problema é que isso leva à ocorrência de manchas e cicatrizes que podem causar ainda mais incômodo e diminuir a nossa autoestima. Por isso, é importante saber como tratá-las e consequentemente melhorar a aparência da nossa pele.
Além disso, é interessante saber quais são as origens da acne no seu caso e investir em soluções para acabar com essa situação, antes que chegue em um ponto no qual a textura da sua pele te deixe infeliz.
Entenda as causas da acne e saiba como tirar as manchas por ela causada com 4 métodos indicados por dermatologistas.
O que causa acne?
A acne é uma doença de pele caracterizada pela presença de comedões abertos ou fechados (cravos) e espinhas. Elas surgem em decorrência de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos polissebáceos¹.
Apesar de serem popularmente relacionadas à adolescência, elas são muito comuns na vida adulta, especialmente em mulheres¹, e podem ocorrer em qualquer idade.
Entre os principais fatores que favorecem o surgimento da acne, de acordo com a Harvard Health Publishing² estão:
- excesso de produção de óleo;
- poros obstruídos por células mortas;
- bactérias;
- inflamação.
O estresse e o ciclo menstrual também podem influenciar na produção de óleo, o que acarreta em cravos e espinhas na face².
Além disso, os fatores hormonais podem causar um aumento da produção de óleo pelas glândulas sebáceas, impactando no surgimento dessas lesões na nossa pele¹.
Por fim, é fundamental estar atento aos produtos para a pele que são utilizados; caso não sejam adequados, podem causar a obstrução dos poros e facilitar a manifestação da acne².
Como tratar as manchas e cicatrizes de acne? 4 soluções
As principais formas de como tirar mancha de acne do rosto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia³, envolvem consultar um profissional da área que irá indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Os 4 métodos sugeridos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia³ e pela regional do Rio de Janeiro4 da instituição são os listados abaixo.
1 – Peeling
O peeling é um processo de aplicação de agentes que destroem a camada mais superficial da pele, trabalhando com a sua textura e promovendo a sua regeneração4.
Ele consiste em um tipo de método de “esfoliação” com o objetivo de renovar a pele, melhorar manchas, rugas, cicatrizes ou acne. Além disso, pode ser superficial, médio ou profundo4. Por isso é um dos métodos indicados de como tirar manchas de acne do rosto.
No fim, ele vai auxiliar a eliminar manchas e melhorar a textura da pele.
Apesar disso, saiba que esse tratamento pode gerar efeitos colaterais e desconfortos3.
2 – Lasers
Por atuarem diretamente nas alterações de relevo e cor da pele4, essa é outra solução indicada para tirar manchas de acne.
Por conta do calor gerado, os lasers são capazes de provocar um remodelamento das camadas superficiais e médias da epiderme4. Mas atenção, esse método também deve ser feito por um profissional gabaritado para isso, além de ser indicado pelo seu dermatologista.
3 – Dermoabrasão
Já a dermoabrasão é uma forma de lixar a pele com um aparelho específico para esse fim, atuando na irregularidade da epiderme e deixando-a mais uniforme4, dessa forma, pode ser utilizado para as manchas e cicatrizes de acne da face.
4 – Preenchimento cutâneo
Por fim, o preenchimento cutâneo pode ser feito por meio de uma técnica denominada microgotas, na qual são injetadas substâncias preenchedoras à base de ácido hialurônico sob as cicatrizes. Esse tratamento é indicado para cicatrizes que somem quando a pele é esticada e pode levar até um ano de duração para surtir efeitos3.
Esses métodos indicados podem ser combinados, já que as cicatrizes possuem aspectos diferentes entre si4. Para isso, é preciso ter paciência e contar com o apoio de um médico dermatologista, que deve ser o responsável por indicá-los e realizá-los.
Como evitar o surgimento de manchas e cicatrizes de acne?
No fim das contas, o ideal é evitar o surgimento de manchas e cicatrizes pela acne e também garantir que as já existentes não piorem. Para isso, você pode investir nas seguintes práticas:
- lavar o rosto duas vezes ao dia5;
- optar por produtos dermocosméticos indicados para pessoas com acne;
- não usar produtos que pioram a oleosidade da pele e priorizar loções e sabões que a controlem;
- passar protetor solar para evitar a piora de manchas já existentes5;
- não espremer cravos nem espinhas;
- realizar limpeza da pele, que deve ser recomendada por dermatologista e executada por um esteticista treinado¹;
- fazer tratamentos com produtos indicados por dermatologista (que podem ser ácido salicílico, peróxido de benzoíla, retinóides, antibióticos e ácido azeláico)¹;
De acordo com a Harvard Health Publishing5, os produtos dermocosméticos não irritantes são importantes para qualquer pessoa com acne. Por isso, é necessário escolher aqueles que são gentis e seguros para a pele com espinhas e cravos e que auxiliam a melhorar a situação.
Se você está buscando produtos que ajudem a evitar e tratar as complicações da acne conheça a solução da Mantecorp Skincare: Epidac OC Gel. Essa é uma possibilidade menos invasiva que os métodos listados anteriormente.
O Epidac OC Gel é um corretor antioleosidade e antiacne com ácido salicílico, associado à niacinamida, zinco, aloe vera e o exclusivo complexo oil control. Tudo isso auxilia a controlar a oleosidade da pele, reduzir as lesões de acne, melhorar o inchaço e a vermelhidão, além de reduzir os poros dilatados.
Além desses produtos, a Mantecorp conta com soluções para a limpeza, hidratação e proteção de peles que têm tendência a acne. Conheça melhor os nossos produtos no site.
Entendeu como tratar as complicações da acne e quer continuar lendo mais sobre cuidados para a sua pele? Acesse o nosso blog.
Referências consultadas:
1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Acne. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/acne/23/>. Acesso em: julho, 2021.
2. Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. Adult acne: Understanding underlying causes and banishing breakouts. 23 setembro, 2019. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/blog/adult-acne-understanding-underlying-causes-and-banishing-breakouts-2019092117816>. Acesso em: julho, 2021.
3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Quais são os tratamentos mais adequados para marcas da acne? 8 abril, 2011. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/quais-sao-os-tratamentos-mais-adequados-para-marcas-de-acne/>. Acesso em: julho, 2021.
4. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Cicatrizes de acne têm tratamento. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/cicatrizes-de-acne-tem-tratamento/>. Acesso em: julho, 2021.
5. Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. Acne: What you need to know. 3 janeiro, 2019. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/blog/acne-what-you-need-to-know-2019010315717>. Acesso em: julho, 2021.
