Melhores pomadas para cicatriz: 6 bons ingredientes ativos

30/03/2021 melhores pomadas para cicatriz

A cicatriz faz parte do processo natural de cura de um machucado, pois ela é o resultado da reparação que o colágeno faz na pele. Sendo assim, ela se desenvolve dependendo de como ocorre esse processo. Por isso, é preciso conhecer mais sobre a cicatrização para saber qual é a melhor pomada para a sua cicatriz.

Então, com o intuito de te ajudar, este artigo explicará quais são os tipos de cicatriz, como os cremes de cicatrização agem e quais são as melhores pomadas para cicatriz de acordo com os principais ingredientes ativos utilizados:

  • Alantoína
  • Gel de silicone
  • Alicina
  • Extrato de cebola
  • Adapaleno
  • Óleo de rosa mosqueta

Tipos de cicatriz

O primeiro passo para saber qual é a melhor pomada para a sua cicatriz é identificar de qual tipo ela é. Para isso, recomenda-se consultar um médico, pois ele será capaz de fazer um diagnóstico preciso. Os quatro tipos de cicatriz que existem são os seguintes:

  • Hipertrófica: este tipo de cicatriz forma um excesso de pele que se eleva na área do machucado. É parecida com a queloide, mas se diferencia pelo fato de crescer apenas no local da ferida;
  • Atrófica: ao contrário da anterior, a cicatriz atrófica cria depressões (buracos) na pele. Geralmente, ela é provocada por acnes graves;
  • Queloide: essa cicatriz é caracterizada pelo crescimento excessivo, alcançando até mesmo áreas além do machucado. É causada por um processo de cura desequilibrado;
  • Contratura: cicatrizes de contratura estão relacionadas a machucados mais graves, que causaram dano em uma grande área do corpo — o que acontece normalmente com queimaduras. Esta cicatriz deixa a pele endurecida, podendo causar problemas de mobilidade.

Portanto, ficou claro que o tratamento e o melhor tipo de pomada depende de cada caso. Por isso, reforçamos a importância da consulta com um dermatologista para que ele possa avaliar o quadro e indicar as melhores pomadas para cicatriz ou outros tratamentos.

Como as pomadas para cicatriz agem?

As pomadas para cicatriz possuem ingredientes ativos que atuam como esfoliantes ou hidratantes, promovendo a retirada de células mortas ou a hidratação das células da cicatriz.

Cicatrizes menores e mais leves tendem a ficar menos aparentes com o tempo. Então, as pomadas podem ajudar nesse processo. Já as mais graves provavelmente irão precisar de um tratamento específico, mas as pomadas também podem ser um complemento.

Além disso, caso você queira resultados significativos na aparência da sua cicatriz, outros cuidados também devem ser tomados, como a utilização de protetor solar no local. E vale lembrar que consultar um dermatologista é fundamental para o tratamento.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

1. Alantoína

A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. Ela é um composto capaz de hidratar a pele e estimular a regeneração celular. Por isso, é um ingrediente ativo muito utilizado nas melhores pomadas para cicatriz.

Devido às suas capacidades, a alantoína ajuda a melhorar a aparência de cicatrizes por meio da hidratação, além de diminuir o ressecamento, a coceira e a irritação da área.

2. Gel de silicone

O gel de silicone pode ser encontrado na forma de pomada, fita ou folha e age criando uma barreira na pele que imita as células saudáveis do tecido. Pode ajudar a prevenir o surgimento de cicatrizes, assim como reduzir o tamanho, a vermelhidão e a coceira.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Mas, para que esses benefícios sejam realmente efetivos e aparentes, é preciso fazer a aplicação diária no local da cicatriz. Além disso, pode levar alguns meses até que as diferenças sejam perceptíveis.

3. Alicina

A alicina é um substância antioxidante e anti-inflamatória encontrada no alho. Portanto, é possível encontrá-la nas melhores pomadas para cicatriz devido às suas propriedades que ajudam na saúde da pele.

4. Gel de extrato de cebola

O gel de extrato de cebola pode ajudar a prevenir e tratar cicatrizes por conta de sua ação antioxidante e anti-inflamatória. Sendo assim, suas propriedades são capazes de melhorar a aparência do tecido danificado.

Entretanto, este é um composto com poucos estudos disponíveis sobre os resultados proporcionados. Então, mais uma vez destacamos a importância de consultar um dermatologista antes de escolher um tratamento.

5. Adapaleno

O adapaleno faz parte da família dos retinóides (um tipo de vitamina A) e é muito utilizado para o tratamento de peles acneicas. Por conta de suas propriedades, ele proporciona efeitos anti-idade.

Mas, além disso, também pode ajudar no tratamento de cicatrizes, principalmente as atróficas, que podem ser causadas por acnes graves.

Contudo, este é um composto que pode causar irritações na pele de certas pessoas. Por isso, deve-se haver um controle da frequência de uso e, antes de iniciar a aplicação, consultar um dermatologista.

6. Óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é um ingrediente totalmente natural, pois ele é obtido da planta de mesmo nome. Esse óleo é rico em antioxidantes e outros nutrientes, como ácidos graxos e vitamina A.

Por conta de ter essas substâncias em sua composição, pomadas que utilizam o óleo de rosa mosqueta como ingrediente ativo são capazes prevenir as cicatrizes, assim como melhorar as já existentes. Ele age como uma “barreira” protetora para as células.

Inclusive, um estudo conduzido pelo Hospital Universitário de Gran Canária, na Espanha, concluiu que o uso regular do óleo de rosa mosqueta melhorou significativamente as cicatrizes pós-cirúrgicas. Os resultados foram notados cerca de um a três meses depois do início da utilização frequente.

Então, caso você queira uma pomada cicatrizante com ingredientes naturais, a nossa recomendação é a C-Kaderm. Ela é um gel de silicone composto por óleo de rosa mosqueta e vitamina E. Logo, possui a capacidade de prevenir e reduzir cicatrizes.

Além disso, também tem alto poder hidratante, alivia a coceira e uniformiza o tom da pele, diminuindo a hiperpigmentação. Outro ponto é que ela é indicada principalmente para cicatrizes hipertróficas e queloides.

O que achou de conhecer as melhores pomadas para cicatriz? Esperamos que o artigo tenha te ajudado. Continue acompanhando para mais informações de qualidade!

Referências

Mustoe TA, Cooter RD, Gold MH, et al. International clinical recommendations on scar management. Plast Reconstr Surg. 2002;110(2):560-571.

Almazán PV, Duaso AJG, Molina NS, Bello MAG, Carretero G. Evolution of Post-Surgical Scars Treated with Pure Rosehip Seed Oil. Jour of Cosm, Derm Sci and Appli. 2015;5:161-167.

American Academy of Dermatology Association. Scars: signs and symptoms. Disponível em: <https://www.aad.org/public/diseases/a-z/scars-symptoms>. Acesso em: 21 jan. 2021.

American Academy of Dermatology Association. Scars: diagnosis and treatment. Disponível em: <https://www.aad.org/public/diseases/a-z/scars-treatment>. Acesso em: 21 jan. 2021.

Cafasso, Jacquelyn. Treatments for Hypertrophic Scars. Healthline, 2017. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/hypertrophic-scar-treatment>. Acesso em: 21 jan. 2021.

Anthony, Kiara. Treatment for Atrophic Scars. Healthline, 2018. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/atrophic-scar>. Acesso em: 21 jan. 2021.

Nall, Rachel. Everything You Need to Know About Keloid Scars. Healthline, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/keloids>. Acesso em: 21 jan. 2021.

Whelan, Corey. What Are the Best Scar Creams?. Healthline, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/best-scar-cream>. Acesso em: 21 jan. 2021.

Johnson, Jon. Best creams for scars: What to consider. Healthline, 2020. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/best-scar-cream>. Acesso em: 21 jan. 2021.

Radiance. Cosmetic Procedures: Scars. WebMD, 2019. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/best-scar-cream>. Acesso em: 21 jan. 2021.

posts relacionados