Vitaminas boas para fortalecer o cabelo: quais são?

01/06/2022 quais-vitaminas-fortalecer-cabelo

Você sabe quais são as vitaminas boas para fortalecer o cabelo? As vitaminas A, C e D são algumas delas, mas há muitas outras que atuam direta ou indiretamente na promoção da saúde dos fios. Elas proporcionam este benefício por meio da hidratação do couro cabeludo, da eliminação dos radicais livres, entre outros processos.

Então, neste texto, apresentaremos quais são as vitaminas boas para fortalecer o cabelo. Assim, você terá mais cuidado em incluí-las na sua dieta, suprindo as necessidades do organismo.

Mas, além de explicarmos quais são as vitaminas boas para fortalecer o cabelo, também responderemos diversas dúvidas relacionadas ao assunto. Confira todos os tópicos do artigo:

  • Quais são as vitaminas boas para fortalecer o cabelo?
  • Qual é a melhor vitamina para o cabelo parar de cair?
  • Qual é a vitamina que faz o cabelo crescer?
  • Qual vitamina tomar para cabelo branco?
  • O que o ácido fólico faz no cabelo?
  • O que tomar para fortalecer o cabelo?

Quais são as vitaminas boas para fortalecer o cabelo?

Como dissemos, há um grupo relativamente grande de vitaminas boas para fortalecer o cabelo. Sendo assim, listamos as que proporcionam mais benefícios:

  • Vitamina A: também conhecida como retinol, a vitamina A ajuda a reduzir a produção de sebo, deixando o couro cabeludo menos oleoso. Além disso, a deficiência nutricional dela pode levar à queda de cabelo;
  • Vitaminas do complexo B: este grupo de vitaminas desempenham diversas funções essenciais para a saúde do organismo, incluindo-se aqui os cabelos. A que mais se destaca neste quesito é a biotina (vitamina B7), pois sua deficiência pode causar a queda de cabelo e a suplementação ajuda no crescimento;
  • Vitamina C: os radicais livres são moléculas instáveis capazes de causar danos celulares, sendo que o excesso pode deixar o cabelo enfraquecido e sem brilho. A vitamina C entra neste contexto, pois ela é um antioxidante capaz de neutralizar e eliminar os radicais livres;
  • Vitamina D: estudos apontam que existe um possível correlação entre a deficiência desta vitamina e a gravidade de casos de alopecia areata, que é uma condição caracterizada pela queda de cabelo. Além disso, ela também participa da estruturação de novos folículos capilares, que produzem fios de cabelo;
  • Vitamina E: assim como a vitamina C, este nutriente é um poderoso antioxidante, prevenindo o enfraquecimento e perda de brilho no cabelo causados pelos radicais livres. Além disso, a sua suplementação pode melhorar o crescimento dos fios.

Consultar um nutricionista é o melhor caminho para descobrir se a sua alimentação inclui a quantidade adequada destas vitaminas. Logo, recomendamos que você procure ter esse acompanhamento nutricional.

Qual é a melhor vitamina para o cabelo parar de cair?

As vitaminas B7 (biotina), C e D são as melhores para fazer o cabelo parar de cair. A deficiência destes três nutrientes está relacionada com o desenvolvimento da alopecia, que é uma condição caracterizada pela queda repentina e excessiva de cabelo.

A biotina ajuda na saúde do cabelo por ter relação com o processo de produção da queratina, que é a proteína responsável pela estruturação e composição dos fios.

Já a vitamina C previne a queda de cabelo de forma indireta, porque o seu benefício é a melhora da absorção do ferro.

Mas por que isso ajuda na saúde do cabelo? O ferro é o responsável pela oxigenação do couro cabeludo, que é fundamental para a saúde dos folículos capilares. Por sua vez, os folículos atuam no crescimento dos fios.

E a vitamina D participa do processo de organização dos queratinócitos, que são as células responsáveis pela queratina. Portanto, também ajuda na manutenção do crescimento saudável do cabelo.

Qual é a vitamina que faz o cabelo crescer?

As vitaminas A, C, D, E e do complexo B podem ajudar a manter o processo de crescimento de novos fios saudável. Cada uma possui o seu papel na saúde do couro cabeludo e dos fios, garantindo a hidratação, a estruturação dos folículos capilares, o fortalecimento do cabelo, a prevenção da queda e a eliminação dos radicais livres.

Basicamente, são as mesmas vitaminas que são boas para fortalecer o cabelo. Afinal, o fortalecimento e o crescimento dos fios são processos bastante relacionados.

Qual vitamina tomar para cabelo branco?

O embranquecimento dos cabelos é um processo natural resultante do envelhecimento. Ele geralmente começa a ocorrer por volta dos 50 anos. Entretanto, há muitos casos em que isto ocorre precocemente por estresse ou por deficiência das vitaminas B6, B7 (biotina), B9 (ácido fólico), B12 e D.

Três estudos publicados na revista científica International Journal of Trichology confirmaram que as deficiências nutricionais destas vitaminas têm relação com o aparecimento de cabelos grisalhos.

Portanto, procure consumir a quantidade diária recomendada destes nutrientes. Isto não evitará que os seus cabelos fiquem brancos, pois esse é um processo inevitável decorrente do envelhecimento. Contudo, ajudará que ele não aconteça precocemente.

O que o ácido fólico faz no cabelo?

Ácido fólico é outro nome muito conhecido para se referir à vitamina B9. Ele proporciona diversos benefícios à saúde do cabelo: controle da oleosidade, crescimento de novos fios e prevenção da queda de cabelo.

Isso acontece porque o ácido fólico é essencial para que a renovação celular do organismo ocorra adequadamente. E o cabelo, assim como a pele e as unhas, é uma parte do corpo que necessita de novas células diariamente.

Sendo assim, é fundamental consumir a quantidade diária recomendada de ácido fólico que é de 400mcg para adultos, segundo a Academia Nacional de Medicina dos EUA. Ele está presente no espinafre, no brócolis, no abacate e em muitos outros alimentos.

O que tomar para fortalecer o cabelo?

Como deu para notar, a biotina é uma das principais vitaminas para melhorar a queda de cabelo e para o cabelo crescer forte e rápido. Por conta disso, ela pode ser considerada como um ótimo nutriente para se tomar para fortalecer o cabelo.

No entanto, vale alertar mais uma vez que a consulta com um médico é o caminho mais recomendado antes de incluir qualquer suplemento alimentar em sua dieta.

E isso não tem a ver com riscos na suplementação. Sim, certos nutrientes podem causar efeitos colaterais se consumidos em excesso, mas eles são raros.

A questão principal do acompanhamento médico é entender as suas necessidades nutricionais, que variam por conta de diversos fatores e contextos.

Os resultados da suplementação vão depender da sua ingestão de nutrientes diária e de como está o funcionamento do organismo.

Sendo assim, um nutricionista conseguirá avaliar e te informar se o suplemento trará os resultados esperados para você.

Voltando à biotina, caso você resolva começar a tomá-la para fortalecer o cabelo, recomendamos o Nouve Biotin.

Ele é um nutricosmético formulado com biotina e diversos outros nutrientes que promovem o fortalecimento e a melhora da saúde dos cabelos, além do crescimento de novos fios e da minimização da queda.

Este é um produto da Mantecorp Skincare, empresa criada por dermatologistas que há mais de quarenta anos desenvolve dermocosméticos eficazes, seguros e cruelty free para a população brasileira.

Este artigo sobre quais são as vitaminas boas para fortalecer o cabelo foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários e veja outros conteúdos nossos!

Referências

Everts HB. Endogenous retinoids in the hair follicle and sebaceous gland. Biochim Biophys Acta. 2012;1821(1):222-229.

Zempleni J, Hassan YI, Wijeratne SS. Biotin and biotinidase deficiency. Expert Rev Endocrinol Metab. 2008;3(6):715-724.

Glynis A. A Double-blind, Placebo-controlled Study Evaluating the Efficacy of an Oral Supplement in Women with Self-perceived Thinning Hair. J Clin Aesthet Dermatol. 2012;5(11):28-34.

Kim DH, Lee JW, Kim IS, et al. Successful treatment of alopecia areata with topical calcipotriol. Ann Dermatol. 2012;24(3):341-344.

Beoy LA, Woei WJ, Hay YK. Effects of tocotrienol supplementation on hair growth in human volunteers. Trop Life Sci Res. 2010;21(2):91-99.

Daulatabad D, Singal A, Grover C, Chhillar N. Prospective Analytical Controlled Study Evaluating Serum Biotin, Vitamin B12, and Folic Acid in Patients with Premature Canities. Int J Trichology. 2017;9(1):19-24.

Chakrabarty S, Krishnappa PG, Gowda DG, Hiremath J. Factors Associated with Premature Hair Graying in a Young Indian Population. Int J Trichology. 2016;8(1):11-14.

Bhat RM, Sharma R, Pinto AC, Dandekeri S, Martis J. Epidemiological and investigative study of premature graying of hair in higher secondary and pre-university school children. Int J Trichology. 2013;5(1):17-21.

Office of Dietary Supplements. Folate: Fact Sheet for Health Professionals. National Institutes of Health, 2020. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/factsheets/Folate-HealthProfessional/>. Acesso em: 24 fev. 2021.

National Center on Birth Defects and Developmental Disabilities. Folic Acid. Centers for Disease Control and Prevention, 2018. Disponível em: <https://www.cdc.gov/ncbddd/folicacid/about.html>. Acesso em: 24 fev. 2021.

Cleveland Clinic. The Best Vitamins, Supplements and Products for Healthier Hair. Health Essentials, 2020. Disponível em: <https://health.clevelandclinic.org/the-best-vitamins-supplements-and-products-for-healthier-hair/>. Acesso em: 24 fev. 2021.

McDonell, Kayla. The 5 Best Vitamins for Hair Growth (+3 Other Nutrients). Healthline, 2016. Disponível em: <https://www.healthline.com/nutrition/best-vitamins-hair-growth>. Acesso em: 24 fev. 2021.

Ashpari, Zohra. Can I use vitamins to promote hair growth?. Healthline, 2020. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/318403>. Acesso em: 24 fev. 2021.

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cabelos

posts relacionados