6 dicas simples e úteis do que fazer com cabelos oleosos

30/03/2021 o que fazer com cabelos oleosos

O que fazer com cabelos oleosos? Essa é uma pergunta de muitas pessoas que possuem grande oleosidade no cabelo. Afinal, essa condição provoca uma aparência que não é considerada agradável, além de aumentar a propensão de desenvolver outros fatores indesejáveis, como a caspa.

Portanto, para te ajudar a entender o que fazer com cabelos oleosos, elaboramos este conteúdo, que explica porque o cabelo fica oleoso e lista seis dicas do que fazer com cabelos oleosos:

  • Encontre a frequência adequada de lavagem
  • Massageie o couro cabeludo com cuidado
  • Escolha os produtos mais apropriados
  • Fuja de produtos que prometem trazer brilho
  • Tente não tocar nem escovar o cabelo com muita frequência
  • Evite uma rotina de estresse

Por que o cabelo fica oleoso?

As glândulas sebáceas estão presentes em grande quantidade no couro cabeludo. Isso porque o sebo produzido por elas é responsável por hidratar e proteger essa área do corpo. Contudo, diversos fatores podem levar a uma produção excessiva de sebo, deixando o cabelo oleoso. As condições que podem causar essa situação são as seguintes:

  • desequilíbrios hormonais;
  • produtos não apropriados;
  • rotina de higiene não adequada;
  • genética;

Como deu para notar, nem todos os fatores têm relação com os hábitos praticados, alguns estão associados a funções do corpo. Entretanto, em todos os casos há o que fazer com os cabelos oleosos. Mas, vale lembrar que consultar um médico dermatologista pode ser fundamental para identificar as causas e o melhor tratamento.

6 dicas do que fazer com cabelos oleosos

1. Encontre a frequência adequada de lavagem

Para essa dica, é necessário fazer um teste. Você precisa avaliar, ao longo do tempo, qual frequência de lavagem (com shampoo) deixou o seu cabelo menos oleoso.

Isso porque lavar com muita frequência pode causar um fenômeno chamado “efeito rebote”. Talvez você acredite que lavar com mais regularidade vai tirar o excesso de sebo, certo? Mas, na realidade, o corpo irá entender que existe algo errado e produzirá mais sebo para repor aquele que foi perdido.

Entretanto, lavar com pouca frequência também pode contribuir para a oleosidade do cabelo. Nesse caso, o excesso de sebo ficará acumulado porque não ocorre uma lavagem regular para tirá-lo. Além disso, outros resíduos também ficam no couro cabeludo caso a regularidade de limpeza não seja o bastante.

Portanto, é preciso testar e encontrar uma frequência apropriada que não cause nenhuma das situações. Dessa forma, há mais chances de diminuir a oleosidade do seu cabelo, sem comprometer a limpeza e a eliminação de resíduos.

2. Massageie o couro cabeludo com cuidado

É importante tomar cuidado com os movimentos utilizados para fazer a lavagem do cabelo. Isso porque gestos muito agressivos e fortes podem provocar uma irritação no couro cabeludo. E, consequentemente, isso pode causar a produção excessiva de sebo.

Sendo assim, procure utilizar uma pequena quantidade de shampoo e massagear o couro cabeludo gentilmente, com movimentos leves e circulares. Também evite usar as unhas, porque elas podem machucar o couro cabeludo com ainda mais facilidade.

3. Escolha os produtos mais apropriados

Existem produtos que podem ajudar a diminuir a oleosidade no cabelo. Alguns exemplos são os shampoos a seco, os shampoos clareadores e os shampoos de óleo da árvore do chá, também conhecidos como shampoos tea tree oil.

O shampoo a seco ajuda a diminuir a oleosidade do cabelo. Porém, o seu uso precisa ser controlado e com pouca frequência, porque pode deixar o couro cabeludo muito seco e, consequentemente, irritá-lo.

Já o shampoo clareador ajuda a tirar camadas de resíduos que podem estar depositadas no couro cabeludo. Entretanto, também é preciso controle no seu uso para evitar irritações e mudanças indesejadas na cor do cabelo.

E o shampoo de óleo da árvore do chá, segundo um estudo do Royal Prince Alfred Hospital, diminui a oleosidade do cabelo, melhora a caspa e reduz a coceira.

Outra dica pode ser a utilização de shampoos para bebês, pois eles são feitos com ingredientes naturais, sendo ideais para couro cabeludos sensíveis. Esse é um produto simples e barato que pode contribuir para evitar a oleosidade.

4. Fuja de produtos que prometem trazer brilho

Da mesma forma que existem produtos que podem ajudar a diminuir a oleosidade no cabelo, há aqueles que podem comprometer ainda mais a situação. Esse é o caso dos produtos que possuem algum tipo de silicone ou de óleo em sua fórmula. São os famosos produtos que “trazem brilho ao cabelo”.

A utilização desse tipo de item pode deixar o cabelo oleoso na raiz, assim como um todo. Isso porque as substâncias da sua fórmula irão se acumular no cabelo, trazendo mais aparência de oleosidade. Inclusive, também pode afetar a produção natural de sebo, trazendo outros prejuízos.

5. Tente não tocar nem escovar o cabelo com muita frequência

Tocar e mexer no cabelo com frequência pode deixar ele mais oleoso por dois motivos:

  • transferência da oleosidade das mãos;
  • estímulo à produção de sebo pelo movimento.

Além disso, a escovação pode causar o mesmo estímulo. Portanto, evite ao máximo tocar e escovar o cabelo em excesso, porque isso só irá aumentar a oleosidade no cabelo.

6. Evite uma rotina de estresse

O estresse está em todas, não é mesmo? Ter uma rotina estressante pode aumentar os níveis de cortisol no corpo, o que pode fazer com que as glândulas sebáceas produzam o sebo em excesso.

Além disso, o estresse pode aumentar a ansiedade e a inquietação, que são duas condições que podem levar você a tocar e mexer no seu cabelo com muita frequência. E, como mostramos, isso pode estimular as glândulas a produzirem o sebo em excesso.

Portanto, procure maneiras de reduzir o estresse no dia a dia. Isso pode ser feito evitando ambientes e situações estressantes, fazendo terapia ou com técnicas de relaxamento, como yoga e meditação.

Produtos para cabelos oleosos

Como mostramos, existem produtos específicos que podem ser uma solução do que fazer com cabelos oleosos. E esse também é o caso dos shampoos anticaspa, pois há tipos que contam com fórmulas para diminuir a oleosidade no cabelo.

E, além disso, o excesso de sebo no couro cabeludo auxilia no crescimento de um fungo chamado Malassezia, que é um dos responsáveis pela ocorrência da caspa. Portanto, shampoos anticaspa podem trazer um benefício duplo ao diminuir a oleosidade e, consequentemente, as chances de ter caspa.

Sendo assim, nós temos duas sugestões de shampoo anticaspa que podem ser úteis para você. Ambos foram desenvolvidos pela Mantecorp Skincare, que há mais de 40 anos cria produtos inovadores, eficazes e seguros. Conheça:

  • Pielus: é um shampoo de uso diário para o tratamento de caspa leve e de couro cabeludo sensível. Possui ácido salicílico, piroctona olamina, zinco PCA e agentes condicionantes, que, combinados, reduzem a oleosidade e a descamação do couro cabeludo, sem ressecar e agredir os fios;
  • Celamina Zinco: é formulado com agentes condicionantes e antifrizz, piritionato de zinco e ciclopirox olamina, que, associados, promovem o controle da oleosidade, possuem ação antisséptica e antifúngica e melhoram a escovação dos fios.

O artigo te ajudou a saber o que fazer com cabelos oleosos? Deixe o seu feedback nos comentários e acompanhe nossos conteúdo para mais informações confiáveis e úteis!

Referências

Satchell AC, Saurajen A, Bell C, Barnetson RS. Treatment of dandruff with 5% tea tree oil shampoo. J Am Acad Dermatol. 2002;47(6):852-855.

Ferreira, Mandy. 25 Ways to Fix Oily Hair. Healthline, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/oily-hair-remedy>. Acesso em: 15 jan. 2021.

Watson, Kathryn. Why Is My Hair So Oily?. Healthline, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/why-is-my-hair-so-oily>. Acesso em: 15 jan. 2021.

Goldman, Rena. How to Get Rid of Greasy Hair. Healthline, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/how-to-get-rid-of-greasy-hair>. Acesso em: 15 jan. 2021.

Cadman, Bethany. How to get rid of oily hair naturally. Medical News Today, 2018. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/321552>. Acesso em: 15 jan. 2021.

Gregory, Brielle. 16 Home Remedies to Get Rid of Your Greasy Hair, According to Dermatologists. Prevention, 2019. Disponível em: <https://www.prevention.com/health/a20428078/15-home-remedies-for-oily-hair/>. Acesso em: 15 jan. 2021.

posts relacionados