O que é bom para controlar a caspa? Conheça 3 soluções infalíveis

20/01/2022 como controlar a caspa do cabelo masculino

Se você sofre com a descamação do couro cabeludo, provavelmente já pesquisou o que é bom para controlar a caspa, não é mesmo? Afinal, apesar de não ser uma condição grave, ela é incômoda e pode provocar uma sensação de baixa autoestima, por estar equivocadamente associada à má higiene. 

A caspa, também chamada de dermatite seborreica, é uma condição que acomete indivíduos predispostos, conta com a participação de fungos e é desencadeada por diversas situações como estresse, fadiga, banho com água quente. O que essa situação traz é a descamação da pele, a coceira e a irritação.  

Pensando nisso, você quer descobrir o que é bom para controlar a caspa? Confira as três soluções infalíveis que listamos abaixo!  

O que causa a caspa? 

Para descobrir o que é bom para controlar a caspa, é preciso saber o que está causando isso no seu cabelo. Embora muitas pessoas acreditem que ela seja decorrente da falta de higiene, isso não é verdade¹!  

A caspa é um sintoma da dermatite seborreica, sendo caracterizada por escamas brancas que descamam do couro cabeludo¹. Está associada a questões como¹ ² ³: 

  • infecção de fungos como Pityrisporum e Malassezia; 
  • fadiga; 
  • estresse emocional; 
  • baixa temperatura; 
  • álcool; 
  • uso de determinados medicamentos; 
  • excesso de oleosidade na pele
  • água quente; 
  • alimentação. 

Todas essas situações trazem como sinal a descamação do couro cabeludo e o consequente aparecimento da caspa.  

O ideal é procurar um dermatologista, fazer uma análise detalhada, realizar os exames necessários (como o micológico direto, biópsia e teste de contato¹) caso haja hipótese de outra condição que não a dermatite seborreica e avaliar com ele o que é bom para controlar a caspa no seu caso específico.  

No entanto, algumas soluções já são reconhecidas por entidades de saúde como a Sociedade Brasileira de Dermatologia¹. Confira os principais tratamentos para controlar a caspa abaixo!  

O que é bom para controlar a caspa? 3 tratamentos 

Como essa é uma situação comum, especialmente entre os homens³, já há algumas boas alternativas disponíveis e cientificamente comprovadas para quem busca o que é bom para controlar a caspa. Conheça em detalhes as 3 melhores!  

1 – Shampoo 

A principal solução para quem tem caspa é o uso de um shampoo específico para isso, não importa qual seja o fator que a esteja desencadeando. Para ele ser eficiente, deve conter um ou mais elementos entre os listados abaixo¹ ²:  

  • ácido salicílico; 
  • alcatrão; 
  • selênio; 
  • enxofre; 
  • zinco; 
  • antifúngicos. 

Existem diversas opções no mercado e cada uma tem ingredientes ativos distintos para controlar a caspa. Por isso, é fundamental seguir detalhadamente as instruções do shampoo escolhido para ter os melhores resultados possíveis4

2 – Medicamentos  

Se o tratamento com o shampoo não funcionar, talvez você precise de uma medicação mais forte devidamente indicada por um dermatologista. 

Os medicamentos que têm essa finalidade incluem pomadas ou cremes com antifúngicos, e, eventualmente, com corticosteróide¹.  

Outra classe de fármacos que pode ser eficaz é a de inibidores de calcineurina, como o Tacrolimus e o Pimecrolimus, que ajudam a suprimir a resposta imunológica5. Mas lembre-se: é essencial que eles sejam recomendados pelo seu médico. 

Alguns sinais que indicam que você deve procurar um dermatologista são²: 

  • continuação dos sintomas mesmo depois de um mês de uso do shampoo anticaspa
  • muita coceira;  
  • couro cabeludo vermelho ou inchado. 

3 – Alimentação com probióticos e Ômega 3  

Uma última alternativa é aumentar o consumo de probióticos e Ômega 36, por meio de mudanças de hábitos alimentares ou inclusão de suplementação.  

Os probióticos são um tipo de bactéria benéfica para a pele. Entre os seus potenciais estudados está a proteção contra alergias e o auxílio à função imunológica, o que favorece o corpo a lutar contra infecções fúngicas (um dos fatores que gera a caspa)6

Inclusive, um estudo feito com 60 pessoas demonstrou que o uso de probióticos durante 56 dias reduziu significativamente a gravidade da caspa6. Entre os alimentos fermentados que você encontra essas bactérias boas estão a kombucha, o tempeh e o chucrute6

Já o Ômega 3 é um ácido graxo com importantes papéis no organismo, que incluem colaborar com o controle da produção de óleo, hidratação, promoção da cura de feridas e prevenção do envelhecimento precoce6

Por sua vez, a deficiência de Ômega 3 pode ocasionar uma variedade de problemas, como ressecamento e descamação da pele e do cabelo. Por outro lado, o seu uso auxilia a reduzir a inflamação e consequentemente aliviar a irritação e sinais da caspa6

Peixes como o salmão e alimentos como linhaça, chia e nozes são ricas fontes deste nutriente, mas também há a possibilidade de suplementação6

O que é bom para controlar a caspa capilar? 8 dicas para prevenir 

Apesar de não ser possível prevenir completamente o desenvolvimento ou o reaparecimento de doenças como a dermatite seborreica, é viável adotar alguns hábitos saudáveis de vida para evitar a descamação da pele e que se enquadram na categoria de práticas que são boas para controlar a caspa capilar.  

Os costumes que colaboram com a melhora dos sintomas são¹ 6 7:  

  1. manter uma alimentação saudável;  
  2. evitar o tabagismo e o consumo de bebida alcoólica; 
  3. não tomar banhos muito quentes;  
  4. enxugar-se bem antes de se vestir;  
  5. usar roupas que não retenham o suor;  
  6. retirar completamente o shampoo e condicionador quando lavar o cabelo;  
  7. beber ao menos dois litros de água por dia para manter a pele hidratada; 
  8. combater estresse e ansiedade por meio de atividades como terapia, meditação, aromaterapia e yoga.  

Qual é o melhor shampoo para controlar a caspa? 

Como você viu, a principal resposta para a pergunta “o que é bom para controlar a caspa?” é um shampoo que contenha ingredientes específicos para tratar essa condição. 

Para isso, você conta com o Pielus, um excelente shampoo para controlar a caspa, formulado pela Mantecorp Skincare, uma empresa criada por dermatologistas que atua no mercado há 40 anos criando dermocosméticos especialmente para o público brasileiro.  

O Pielus contém em sua fórmula Ácido Salicílico, Piroctona Olamina, Zinco PCA e outros agentes condicionantes. Esses são alguns dos componentes que associações e órgãos de saúde como a SBD¹ e a NHS² mostram como imprescindíveis para o combate à caspa. 

Além disso, ele tem uma ação antifúngica, controla a oleosidade capilar, diminui a descamação e não agride os fios, proporcionando um cabelo macio e saudável! 

Para usar corretamente esse produto você deve aplicá-lo diariamente sobre os cabelos molhados, massagear o couro cabeludo, deixar agir por cinco minutos e então enxaguar.  

Ficou interessado nesta solução? Saiba mais detalhes no nosso site!  

Referências consultadas: 

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dermatite Seborreica. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/>. Acesso em: outubro, 2021. 

2. NHS. Dandruff. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/dandruff/>. Acesso em: outubro, 2021. 

3. Mayo Clinic. Dandruff. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/dandruff/symptoms-causes/syc-20353850>. Acesso em: outubro, 2021. 

4. American Academy of Dermatology Association. How to treat dandruff. Disponível em: <https://www.aad.org/public/everyday-care/hair-scalp-care/scalp/treat-dandruff>. Acesso em: outubro, 2021. 

5. Harvard Health Publishing. What is the best way to treat severe dandruff? 1 maio, 2017. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/skin-and-hair/what-is-the-best-way-to-treat-severe-dandruff>. Acesso em: outubro, 2021. 

6. Link R. 9 remedios caseros para deshacerte de la caspa de manera natural. Healthline. 30 março, 2018. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/es/como-quitar-la-caspa>. Acesso em: outubro, 2021. 

7. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Sociedade Brasileira de Dermatologia fala sobre cuidados, procedimentos e doenças do inverno. 20 junho, 2017. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/sociedade-brasileira-de-dermatologia-fala-sobre-cuidados-procedimentos-e-doencas-do-inverno/>. Acesso em: outubro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cabelos

posts relacionados