O que causa cabelo branco em jovens: descubra 4 possíveis causas

22/09/2021 Imagem do blog de Mantecorp Skincare, do post O que causa cabelo branco em jovens: descubra 4 possíveis causas

Certamente se você está em busca de respostas sobre o que causa cabelo branco em jovens, é porque se deparou com os fios despigmentados e teve a sensação de que eles “apareceram cedo demais”.  

É certo que, quando chegamos a vida adulta, especificamente após os 40, nosso corpo passa por algumas transformações, sobretudo as físicas, que se tornam mais perceptíveis. 

Essas mudanças, como acontece com o envelhecimento da pele e o aparecimento de fios de cabelo branco, são fenômenos naturais.  

Porém, mesmo sendo naturais,  podem gerar certo desconforto, ainda mais se nos deparamos com esses fenômenos ainda com pouca idade.  

E no caso do cabelo branco, as evidências apontam que eles estão aparecendo cada vez mais cedo.  

Segundo uma pesquisa realizada pela marca John Frieda, 32% das mulheres descobriram seus primeiros fios brancos antes dos 30 anos; um aumento de 14% se comparado há duas décadas (onde apenas 18% relataram o aparecimento precoce de fios brancos). ¹ 

Mas, quais são os motivos para isso? O que causa cabelo branco em jovens? E como prevenir os fios despigmentados? A seguir, vamos falar mais sobre cada uma dessas questões.   

Afinal, o que causa o cabelo branco precoce? 

O cabelo branco ou canície capilar, nada mais é, do que fios que passaram por um processo de descoloração devido a ausência de melanina no córtex, o principal componente dos fios, responsável por determinar aspectos como a forma, elasticidade e, claro, a cor do cabelo.  

Desse modo, quando os primeiros fios brancos são identificados, significa que o cabelo está passando pelo processo de despigmentação.  

Essa mudança acontece da seguinte forma: a tirosinase, enzima produtora da melanina que se encontra presente no córtex, tem seu ritmo de produção diminuído, e os melanócitos passam por um processo de envelhecimento, resultando no aparecimento dos fios brancos. 

Segundo a pesquisa Greying of the human hair: A worldwide survey, revisiting the ’50’ rule of thumb, publicada no British Journal of Dermatology, indivíduos de pele clara tendem a perder a coloração dos cabelos a partir dos 30 anos,  enquanto pessoas de pele negra geralmente passam por esse processo a partir dos 40. ² 

No entanto, apesar dos indícios científicos, em algumas pessoas essa condição não acompanha o estágio natural e começa mais cedo, como na adolescência, por exemplo. 

E, acredite, cabelos brancos na juventude são mais comuns do que se imagina, sobretudo devido a alguns fatores que podem contribuir para a despigmentação dos fios de forma prematura, como a genética, problemas de saúde, condição de vida e até mesmo hábitos alimentares. 

O que causa o cabelo branco precoce? 4 principais motivos  

Fator genético 

Para algumas pessoas, a resposta para a dúvida sobre o que causa cabelo branco em jovens pode ser pura e somente fatores genéticos, especialmente associado a uma causa hereditária, passando de pais para filhos. 

Segundo pesquisa da Universidade College London, pessoas mais novas que apresentaram alterações no gene IRF4, responsável por regular a melanina, tinham mais predisposição a ter cabelos brancos. ³ 

Para chegar a conclusão, o estudo reuniu mais de 6.300 pessoas de diversas regiões do mundo, entre europeus, latinos, nativos americanos, indígenas e africanos. E assim foi identificado que o histórico familiar é uma das maiores causas da canície capilar precoce.  

Estresse 

Uma das principais reações dos seres humanos é o estresse, que ocorre quando estamos prestes a presenciar alguma situação de perigo ou medo.  

Essa condição mantém nosso corpo ativo e prolonga a liberação do hormônio cortisol, causando uma série de alterações físicas e emocionais.   

Esse cenário acaba criando um ambiente tóxico para os melanócitos, e as alterações nessas células podem levar ao aparecimento do cabelo branco, segundo uma pesquisa publicada no periódico Nature Medicine. (4) 

Outro estudo que aborda a relação entre estresse e a despigmentação dos fios é a pesquisa realizada pela Universidade de Harvard.  

Durante o estudo, os especialistas descobriram que o estresse pode causar danos permanentes às células-tronco melanocíticas, principais produtoras da melanina. (5) 

Leia também: Nutricosméticos: o que são, tipos e diferenças para nutracêuticos 

Problemas de saúde  

Ao falarmos sobre o que causa cabelo branco em jovens, os problemas de saúde em geral também podem contribuir para o aparecimento dos fios. 

Enfermidades inflamatórias que podem causar a queda do cabelo, como a alopecia areata, e doenças de despigmentação, como o vitiligo, também podem favorecer o aparecimento da canície capilar.   

Distúrbios da tireóide e anemia também podem induzir o embranquecimento dos fios, assim como alguns tipos de medicamentos, como os quimioterápicos e anticonvulsivantes. 

Leia também: Qual é o principal tratamento para caspa no cabelo?   

Hábitos de vida 

Por fim, temos os hábitos que adquirimos ao longo da vida. Assim como acontece com outras condições de saúde, o aparecimento de cabelo branco precoce pode estar associado a algumas escolhas que fazemos diariamente.  

Entre as causas, podemos elencar o tabagismo como um dos maiores principais hábitos que pode favorecer o embranquecimento do cabelo.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 24 milhões de adolescentes, entre 13 a 15 anos, já fazem uso de substâncias derivadas do tabaco. No Brasil, são cerca de 100 mil. 

Além de trazer sérios problemas respiratórios e cardíacos, a nicotina também age diretamente na diminuição do fluxo sanguíneo em todo o corpo, sobretudo no couro cabeludo.  

Também não se pode esquecer que a ação do monóxido de carbono, encontrado na fumaça do cigarro, pode comprometer a oxigenação celular, comprometendo diretamente a nutrição e vitalidade capilar.  

Essas informações podem ser comprovadas pela pesquisa publicada no British Journal of Medicine, no qual foi analisada a relação entre o cigarro e o embranquecimento dos fios.  

O estudo concluiu que o tabagismo pode favorecer o aparecimento de cabelos brancos e a calvície, sobretudo em homens. (6) 

Outros fatores externos que podem contribuir para o envelhecimento dos fios são: 

  • má alimentação 
  • consumo excessivo de álcool 
  • poluição do ar 
  • exposição frequente ao sol 

Deste modo, manter bons hábitos de vida também pode ser uma solução para evitar o surgimento dos fios despigmentados.  

Se você notar o aparecimento de cabelos brancos, em grandes quantidades, antes dos 30 anos, o caminho mais recomendado é procurar um médico especialista para diagnosticar a causa dessa condição.  

Afinal, ele saberá avaliar seu quadro e indicar as melhores estratégias de tratamento. Dessa forma, garante-se que você tenha resultados mais eficazes e satisfatórios. 

Esperamos que as informações tenham te ajudado a entender o que causa cabelo branco em jovens! Leia outros conteúdos nossos para tirar todas as suas dúvidas sobre cuidados com os cabelos e pele.  

Referências 

¹ John Frieda. Disponível em: <https://boaforma.abril.com.br/beleza/cabelo-branco-aos-30-as-principais-causas/>. Acesso em: 19 de junho 2021 

² British Journal of Dermatology. Greying of the human hair: A worldwide survey, revisiting the ’50’ rule of thumb. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/227707394_Greying_of_the_human_hair_A_worldwide_survey_revisiting_the_’50’_rule_of_thumb>. Acesso em: 18 de junho 2021 

³ Nature Communications. A genome-wide association scan in admixed Latin Americans identifies loci influencing facial and scalp hair features. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/ncomms10815>. Acesso em: 19 de junho 2021 

4 Nature Medicine. How the stress of fight or flight turns hair white. Disponível em:<https://www.nature.com/articles/d41586-019-03949-8>. Acesso em: 19 de junho 2021 

5 Nature. Hyperactivation of sympathetic nerves drives depletion of melanocyte stem cells. Disponível em:<https://www.nature.com/articles/s41586-020-1935-3>. Acesso em:19 de junho 2021.  

6 US National Library of Medicine.Premature grey hair and hair loss among smokers: a new opportunity for health education?. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2359122/?page=1>. Acesso em: 19 de junho 2021 

posts relacionados