Como usar shampoo anticaspa: saiba tudo sobre esse tratamento

30/03/2021 como usar shampoo anticaspa

De acordo com uma estimativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 40% da população mundial já teve ou ainda têm caspa. E um dos principais tratamentos para essa condição é saber como usar o shampoo anticaspa.

Então, este artigo foi elaborado com esse intuito: explicar tudo o que você precisa para saber como usar um shampoo anticaspa. Nas próximas linhas, os seguintes tópicos serão abordados:

  • Como o shampoo anticaspa funciona?
  • Como usar o shampoo anticaspa?
  • 4 dicas de como escolher um shampoo anticaspa

Continue lendo para ter acesso a informações confiáveis que podem ser muito úteis!

Como o shampoo anticaspa funciona?

Todas as causas da caspa, ou dermatite seborreica, ainda não foram completamente esclarecidas pela ciência. Isso porque fatores genéticos e externos, como estresse, podem influenciar no surgimento dessa condição.

Contudo, existem duas causas específicas que comprovadamente podem ocasionar a caspa: a presença do fungo Malassezia no couro cabeludo e a produção excessiva de óleo pelas glândulas sebáceas.

Por conta disso, os shampoos anticaspa possuem ingredientes com funções ativas que buscam solucionar esses problemas. E a forma como o shampoo anticaspa age depende totalmente de quais são os seus ingredientes.

Sendo assim, para entender como eles funcionam, é preciso conhecer os compostos mais utilizados e a ação ativa deles:

  • Cetoconazol: é um agente ativo antifúngico que auxilia a matar fungos presentes no couro cabeludo;
  • Sulfeto de selênio: também é um agente antifúngico que ajuda na contenção do crescimento de fungos presentes no couro cabeludo;
  • Ciclopirox olamina: ingrediente antimicótico que trata micoses tópicas, que são infecções causadas por fungos;
  • Piritionato de zinco: composto com propriedade antifúngica, anti-seborreica e antibacteriana. Ou seja, controla os fungos, bactérias e o excesso de produção de óleo;
  • Ácido salicílico: possui ação antimicrobiana, que evita a contaminação por bactérias e fungos;
  • Ácido salicílico + enxofre: o enxofre também conta com ação antimicrobiana, amplificando a atuação do ácido salicílico;
  • Alcatrão (coaltar): auxilia na redução da oleosidade e no controle de inflamações no couro cabeludo.

Com diferentes composições reunindo esses ingredientes, a Mantecorp desenvolveu diversas fórmulas de shampoo anticaspa para objetivos e necessidades distintas.

Para uso diário em couros cabeludos sensíveis e tratamento de caspa leve, foi criado o Pielus. Sua composição conta com ácido salicílico, piroctona olamina, zinco PCA e agentes condicionantes que diminuem a oleosidade e reduzem a descamação sem ressecar.

Para tratamento de caspa moderada e intensa temos o Celamina Ultra. Sua fórmula contém ácido salicílico, piritionato de zinco, ciclopirox olamina e agentes condicionantes e antifrizz que previnem o ressecamento dos fios e removem as células mortas.

Como usar shampoo anticaspa?

Agora que você já conhece os ingredientes e como eles funcionam, é preciso saber como usar o shampoo anticaspa. Aprenda com o seguinte passo a passo, que é bem simples e prático:

  1. Esfregue o shampoo anticaspa no couro cabelo com movimentos suaves, espalhando bem;
  2. Deixe os ingredientes agirem por cerca de 5 minutos;
  3. Enxágue bem, porque deixar resíduos pode irritar a sua pele;
  4. Finalize com um condicionador de sua preferência.

Fácil, não é mesmo? Geralmente, o recomendado é fazer esse processo pelo menos duas vezes por semana. Contudo, a frequência é muito variável e depende de como o seu couro cabeludo vai reagir.

Caso a periodicidade de duas vezes por semana não seja o suficiente, vá aumentando a frequência de uso aos poucos e avalie qual foi mais eficaz e trouxe resultados positivos.

Um ponto de atenção é que alguns cuidados devem ser tomados ao usar shampoo anticaspa: caso você sinta alguma reação alérgica, pare o uso imediatamente. Para evitar isso, o melhor caminho é consultar um dermatologista.

E também é importante deixar claro que alguns ingredientes podem mudar a cor de cabelos claros e grávidas e lactantes não devem usar shampoo anticaspa.

4 dicas de como escolher um shampoo anticaspa

Com tantos tipos de agentes ativos diferentes pode parecer difícil escolher o shampoo anticaspa mais adequado. Porém, com essas 4 dicas simples tudo pode ficar mais fácil:

  • Consulte um dermatologista
  • Conheça o seu tipo de cabelo
  • Veja os ingredientes
  • Procure um shampoo anticaspa para o seu gênero

1. Consulte um dermatologista

Consultar um dermatologista com certeza é o melhor caminho para escolher o shampoo anticaspa mais apropriado para a sua necessidade.

Um profissional especializado saberá identificar o motivo da sua caspa e indicar o melhor tratamento.

Portanto, antes de tudo, visite um dermatologista para que ele possa apontar quais ingredientes você deve priorizar e procurar.

2. Conheça o seu tipo de cabelo

Existem quatro tipos de cabelos:

  • Liso
  • Ondulado
  • Cacheado
  • Crespo

É importante que você saiba identificar em qual se encaixa o seu, porque isso afeta na escolha do shampoo anticaspa. Do mesmo modo que outros fatores também influenciam, como a cor e a oleosidade do cabelo.

Isso porque os ingredientes agem de formas distintas nos diferentes tipos de cabelo. Um estudo da Wake Forest University School of Medicinemostrou que shampoos anticaspa com piritionato de zinco foram os melhores para mulheres com cabelos crespos, porque resultaram em uma grande redução de frizz e descamação.

Outra pesquisa, do CavinKare Research Centre, concluiu que shampoos anticaspa com sulfeto de selênio podem intensificar a oleosidade de cabelos que já são oleosos.

E shampoos com alcatrão podem escurecer ou manchar cabelos claros. Por isso, é importante ter a recomendação de um dermatologista e ler com cuidado e atenção todas as embalagens.

3. Veja os ingredientes

Neste artigo você conheceu e entendeu como funcionam todos os agentes ativos que podem ser encontrados em um shampoo anticaspa. Portanto, utilize essas informações na hora da escolha para ver qual tem os ingredientes desejados.

E vale lembrar a primeira dica, pois consultar um dermatologista pode ajudar, e muito, a saber quais compostos são os melhores para o seu caso.

4. Procure um shampoo anticaspa para o seu gênero

Uma investigação publicada no International Journal of Cosmetic Science (Periódico Internacional de Ciência Cosmética) indicou que homens tiveram melhores resultados com piritionato de zinco em comparação com as mulheres.

E, por incrível que pareça, esse mesmo estudo mostrou que shampoos normais trouxeram melhores resultados para as mulheres do que aqueles com piritionato de zinco.

Essa pesquisa deixa claro que os ingredientes podem reagir de formas distintas em cada gênero. Por conta disso existem shampoos anticaspa específicos para cada sexo e o recomendado é comprar um que seja indicado para o seu.

A Mantecorp Skincare possui diversos tipos de shampoo anticaspa para que você encontre o mais adequado às suas necessidades. Clique aqui e conheça a nossa linha de shampoos!

O que achou de aprender a como usar um shampoo anticaspa? Deixe sua opinião nos comentários e confira também quais são as causas da queda de cabelo.

Referências

Dino. Segundo dados, 40% da população mundial é afetada pela caspa, que pode levar à calvície. Terra, 2017. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/dino/segundo-dados-40-da-populacao-mundial-e-afetada-pela-caspa-que-pode-levar-a-calvicie,dfec3dbaae517e2ebeb3fdf51ab8a4b5qo81dq4s.html>. Acesso em: 29 dez. 2020.

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dermatite Seborreica. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/>. Acesso em: 29 dez. 2020.

Draelos ZD, Kenneally DC, Hodges LT, Billhimer W, Copas M, Margraf C. A comparison of hair quality and cosmetic acceptance following the use of two anti-dandruff shampoos. J Investig Dermatol Symp Proc. 2005;10(3):201-204.

Ranganathan S, Mukhopadhyay T. Dandruff: the most commercially exploited skin disease. Indian J Dermatol. 2010;55(2):130-134.

Collins LZ, Baines FL, Matheson JR, et al. Sex-related differences in response to zinc pyrithione shampoo vs. non-anti-dandruff shampoo. Int J Cosmet Sci. 2018;40(6):583-588.

University of Iowa Hospitals & Clinics. Anti-dandruff shampoos. 2020. Disponível em: <https://uihc.org/health-topics/anti-dandruff-shampoos>. Acesso em: 29 dez. 2020.

Nall, Rachel. All About Dandruff Shampoos, Plus 5 Recommendations. Healthline, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/best-dandruff-shampoo>. Acesso em: 29 dez. 2020.

Mayo Clinic. Dandruff. 2019. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/dandruff/diagnosis-treatment/drc-20353854>. Acesso em: 29 dez. 2020

WebMD. Dandruff Treatment. 2020. Disponível em: <https://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/understanding-dandruff-treatment##1>. Acesso em: 29 dez. 2020.

Hrustic, Alisa. 12 Best Dandruff Shampoos to Cleanse a Flaky Scalp, According to Dermatologists. Prevention, 2020. Disponível em: <https://www.prevention.com/beauty/hair/g19876075/best-dandruff-shampoo/>. Acesso em: 29 dez. 2020.

posts relacionados