Como recuperar um cabelo danificado? Conheça as 5 principais soluções
21/01/2022
Você já se olhou no espelho e percebeu que os seus fios estão sem brilho, vida, com pouca hidratação, uma opacidade e até mesmo facilidade para quebrar? Essas são algumas das principais características de um cabelo danificado, que pode afetar a nossa autoestima e autopercepção.
A boa notícia é que há ótimas maneiras de reverter essa situação, especialmente investindo em produtos de qualidade para o seu cabelo danificado, como shampoos e condicionadores, além de adotar hábitos capilares que sejam menos agressivos com os seus fios.
Entenda na prática quais são as causas e como recuperar um cabelo danificado com 5 dicas!
O que causa o cabelo danificado?
Quando falamos sobre cabelos danificados, a maior parte das queixas das pessoas se refere às pontas duplas, aos fios porosos, difíceis de pentear, quebradiços e eriçados¹.
Como são inúmeros os fatores que podem provocar esses sinais, é essencial consultar um dermatologista antes de decidir como proceder na hora de fazer um cronograma capilar para cabelos danificados, por exemplo.
No entanto, podemos afirmar que a cutícula dos fios é a parte que mais sofre agressões. Nos cabelos danificados, ela permanece aberta, o que faz com que o fio perca a sua umidade, brilho e resistência¹.
Ao contrário, quando os fios estão saudáveis, eles são capazes de preservar as moléculas de água e proteínas seladoras em seu interior. Isso faz com que eles fiquem maleáveis, hidratados e com brilho¹.
Dessa forma, as principais razões para um cabelo danificado são² ³:
- fatores externos ambientais, como exposição ao sol e muito contato com a água do mar e piscina, que ressecam o cabelo durante o verão;
- alterações químicas, como pintar o cabelo em casa ou no salão, alisamento, relaxamento e permanente capilar;
- uso de água oxigenada para descolorir os fios, processo que deixa o cabelo poroso, quebradiço e frágil;
- utilização de secadores, prancha alisadora ou modelador de cachos, que podem aquecer demais as fibras dos fios e provocar o frizz das cutículas e um cabelo poroso;
- lavar os cabelos esfregando shampoo ao longo dos fios, ao invés de massagear o couro cabeludo e deixar a água limpar o comprimento restante;
- não utilizar condicionador;
- secar os fios esfregando com uma toalha;
- escovar o cabelo ainda molhado;
- por fim, o cabelo danificado pode ser também uma combinação de células mortas que permanecem ali.
Quer saber então como fazer para que o seu cabelo danificado volte a ter brilho, hidratação e força? Confira abaixo.
Como recuperar o cabelo danificado? 5 dicas
Se você quer recuperar o seu cabelo danificado, pode investir nas práticas abaixo.
1 – Use um shampoo adequado
Os shampoos são higienizadores responsáveis por limpar os fios, retirar sujeiras, suor, descamação de células do couro cabeludo e outros produtos capilares5.
Outro papel dele é proporcionar brilho, maciez, retirar a eletricidade estática dos fios e facilitar o ato de pentear5.
Além dos ativos tradicionais de um shampoo, ele pode conter alguns complementos para direcionar a sua ação, como hidratação ou controle de oleosidade, por exemplo5.
Para cabelos danificados, é interessante observar se o shampoo restabelece a sua vitalidade sem ressecá-lo.
2 – Utilize um condicionador
Já o condicionador tem como papel neutralizar as cargas negativas dos fios, reduzir o frizz, melhorar o pentear e a maciez do cabelo danificado6.
Caso o condicionador não dê conta de restaurar os fios, é possível incorporar um creme sem enxague na sua rotina capilar³.
Um detalhe importante é que ao lavar o cabelo danificado, é fundamental evitar o uso de água quente e optar por uma temperatura mais fria³.
3 – Evite procedimentos químicos e o uso de secadores em excesso
No caso de secadores, tente deixar o cabelo danificado secar o mais naturalmente possível. Já o uso das pranchas alisadoras e dos modeladores de cachos pode ser limitado a talvez uma vez por semana ou mês4.
Se você descolore e pinta o cabelo, procure um profissional adequado e faça apenas um procedimento por vez (por exemplo, só colorir, ou só fazer relaxamento ou só permanente)4.
Adicione também uma hidratação no seu cronograma capilar³, caso você faça mudanças químicas no seu cabelo danificado.
4 – Invista em óleos naturais
O uso de produtos contendo óleos naturais, como de coco, argan e oliva, pode ser especialmente útil para evitar o dano dos cabelos decorrente da exposição excessiva à água do mar, piscina e ao sol6.
Isso porque eles auxiliam na proteção dos fios e na diminuição do ressecamento ocasionado por banhos prolongados6.
5 – Crie um cronograma capilar
Um cronograma capilar para cabelos danificados consiste em uma rotina de cuidados com o intuito de recuperá-los.
Para isso, você vai criar uma agenda, alternando períodos de hidratação, nutrição e reconstrução, e aplicar produtos específicos recomendados para você, de preferência por um dermatologista.
Isso pode durar de um a seis meses, tudo vai depender do quão danificado está o seu cabelo.
Qual é o melhor shampoo para cabelos danificados?
Para cabelos danificados, ou que sofrem com muita queda capilar, você pode usar o Pielus Shampoo Antiqueda, da Mantecorp Skincare.
O Pielus Shampoo Antiqueda nutre e protege os fios contra as agressões externas, restaurando a vitalidade e melhorando a qualidade e aparência geral do cabelo, sem ressecá-lo. Com isso, ele estimula um crescimento saudável dos nossos fios.
Ele também diminui a queda capilar, fortalece os fios, restaura a resistência e densidade dos cabelos e minimiza a sua quebra.
Isso acontece por conta do seu complexo de ativos antiqueda nanoencapsulado, que aumenta a energia do bulbo capilar, estimulando o crescimento saudável dos fios e prevenindo o envelhecimento do folículo capilar, por meio da sua ação antioxidante.
A linha Pielus também conta com um shampoo para quem busca como acabar com a caspa sem danificar o cabelo.
É o caso do Pielus Shampoo Anticaspa, que promove o controle da oleosidade e reduz a descamação, sem agredir os fios, ideal para quem tem um cabelo danificado, porém com caspa.
Quer conhecer em detalhes essas soluções para cabelos danificados? Confira no nosso site!
Referências consultadas:
1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com os cabelos. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/cuidados-com-os-cabelos/>. Acesso em: novembro, 2021.
2. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS. Cabelos danificados após o verão: saiba como tratar. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/cabelos-danificados-apos-o-verao-saiba-como-tratar/>. Acesso em: novembro, 2021.
3. Ferreira M. How to Repair Damaged Hair. 7 março, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/how-to-repair-damaged-hair>. Acesso em: novembro, 2021.
4. American Academy of Dermatology Association. How to stop damaging your hair. Disponível em: <https://www.aad.org/public/diseases/hair-loss/insider/stop-damage>. Acesso em: novembro, 2021.
5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Higiene capilar. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/higiene-capilar/>. Acesso em: novembro, 2021.
6. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS. Cuidados diários ajudam a evitar que o cabelo fique ressecado no verão. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/cuidados-diarios-ajudam-a-evitar-que-o-cabelo-fique-ressecado-no-verao/>. Acesso em: novembro, 2021.
