O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Veja 4 possíveis tratamentos

19/01/2022 cabelo caindo muito o que fazer

A perda excessiva de fios tem um impacto significativo na aparência e, consequentemente, na autoestima. Por isso, é uma fonte de preocupação tanto para homens quanto mulheres¹. Mas quando o cabelo está caindo muito, você sabe o que fazer?  

As causas dessa situação são diversas e podem incluir doenças hereditárias, fatores genéticos, estresse e até mesmo infecções, gripes, pneumonia e o pós-parto para as mulheres.  

Quer entender na prática o que pode estar provocando isso no seu caso específico? Conheça os motivos pelos quais o seu cabelo está caindo muito e confira quatro opções de tratamento que devem ser indicadas por dermatologistas! 

Cabelo caindo muito da raiz: o que fazer? Entenda o ciclo de vida dos fios  

Além da função estética, o cabelo é essencial na defesa da pele contra a radiação solar, na proteção de algumas áreas do corpo e no auxílio à diminuição de atritos de elementos externos contra a pele². Por isso, precisamos ter muito cuidado com ele. 

Para você compreender melhor como funciona a queda de cabelo normal, cada indivíduo possui 100 mil fios² e é natural que caiam de 100 a 150 por dia, mas essa quantidade varia entre as pessoas³. 

Isso acontece porque o cabelo tem três fases de crescimento³: 

  1. anágena: fase de crescimento, quando a matriz do folículo piloso está se proliferando; 
  2. catágena: neste momento o cabelo para de crescer; 
  3. telógena: aqui os fios se preparam para cair e iniciar um novo ciclo. Cerca de 10% deles entram nessa fase juntos. 

Ou seja, cair faz parte do ciclo de vida do fio. Mas você deve ficar atento quando esse volume aumentar muito, para ao menos 200 ou 300 fios por dia4. Mas como perceber isso? 

Você pode notar no maço de fios acumulados no banho e na escova ou pente e até mesmo ao observar buracos no seu couro cabeludo (sintoma comum da Alopecia Areata). 

Entenda melhor as causas da queda de cabelo e o que fazer abaixo!  

O que pode ser quando o cabelo está caindo muito? 3 principais razões 

Se o seu cabelo está caindo muito e você não sabe o que fazer, precisa descobrir quais são as possíveis explicações para esse problema. 

Apenas um dermatologista poderá avaliar adequadamente a sua situação e te indicar os melhores tratamentos. No entanto, as três principais doenças que são capazes de motivar a queda de cabelo são as listadas abaixo.  

1 – Alopecia Androgenética 

Também conhecida como calvície, é um problema que leva à perda total ou parcial dos cabelos, deforma progressiva, sendo mais comum no sexo masculino, apesar de afetar também as mulheres. 

Essa condição é desencadeada por fatores genéticos e hormonais5

2 – Alopecia Areata 

Essa doença inflamatória provoca a queda capilar por conta de fatores genéticos e doenças autoimunes6

As suas principais características são as falhas circulares sem pelos no corpo ou sem cabelos no couro cabeludo. Apenas em alguns casos raros há a perda total de fios6

Também é possível que determinadas enfermidades autoimunes acometam uma parcela dos pacientes, como vitiligo, problemas de tireoide e lúpus eritematoso6

3 – Eflúvio Telógeno  

Essa é uma condição caracterizada pela perda diária de fios e que possui dois subtipos: agudo e crônico4.  

As causas do Eflúvio Telógeno agudo estão relacionadas a eventos que ocorreram três meses antes do início da queda, pois esse é o tempo que o fio leva para se desprender ao final de um ciclo4.  

Entre os fatos associados a essa crise estão pós-parto, febre, infecção aguda, sinusite, pneumonia, gripe, dietas muito restritivas, enfermidades metabólicas ou infecciosas, cirurgias, especialmente a bariátrica, e o estresse. Algumas medicações também podem desencadear a doença. 

Além desses três quadros, outras questões que influenciam a queda capilar são7:  

  1. idade; 
  2. tratamento de câncer; 
  3. desbalanço hormonal; 
  4. infecção ou psoríase no couro cabeludo; 
  5. infecções sexualmente transmissíveis; 
  6. deficiência de biotina, ferro, proteína, zinco e vitamina D; 
  7. alterações da tireoide

Cabelo caindo muito o que fazer? 4 tratamentos 

O tratamento ideal para quem busca o que fazer quando o cabelo está caindo muito deve ser indicado por um dermatologista.  

A automedicação pode trazer prejuízos para a sua saúde e ainda por cima piorar a condição. Apenas para você se informar melhor, vamos listar abaixo os procedimentos que são mais indicados por médicos.  

1 – Medicamentos tópicos 

O uso de medicamentos tópicos, como soluções de minoxidil, 17 alfa estradiol, corticoides, entre outros, está entre os tratamentos que podem ser indicados por um dermatologista¹.  

2 – Medicamentos orais 

Já a prescrição de medicamentos orais, como a finasterida e antiandrógenos sistêmicos, como ciproterona e espironolactona, é outra opção se o motivo da queda capilar é a alopecia androgenética¹. 

3 – Uso de lasers 

O uso de lasers pode ser feito para estimular o crescimento dos fios ¹. 

4 – Suplemento de ferro 

Para os indivíduos cuja causa comprovada de queda de cabelo é a deficiência de ferro, é possível inserir uma suplementação deste mineral na sua rotina alimentar8

O seu médico pode pedir exames, especialmente se você tiver uma dieta vegetariana ou um histórico de anemia, e, no caso das mulheres, verificar se há a ocorrência de um ciclo menstrual com muito sangramento8

Meu cabelo está caindo muito: o que fazer? Use um shampoo antiqueda 

Uma solução de uso cotidiano, simples e prática para quem busca o que fazer quando o cabelo está caindo muito é o uso de um shampoo antiqueda, que pode ajudar a manter a hidratação, aumentar o volume e diminuir a fraqueza dos fios.  

Nessas circunstâncias, que tal usar o shampoo antiqueda Pielus da Mantecorp Skincare? Ele auxilia a fortalecer os cabelos e reduzir a queda capilar, restaurando a resistência e a densidade dos fios e minimizando a sua quebra! 

Isso é feito por meio de um complexo de ativos antiqueda nanoencapsulado, que aumenta a energia do bulbo capilar, estimulando um crescimento saudável de novos fios e prevenindo o envelhecimento do folículo capilar, por meio de uma ação antioxidante. 

Além disso, ele nutre e protege os fios contra agressões externas, restaurando a vitalidade e melhorando a qualidade e aparência geral dos cabelos. 

Ficou interessado nesta solução? Conheça o shampoo antiqueda Pielus em detalhes no nosso site

Referências consultadas:  

1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Queda de cabelos. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/queda-de-cabelos/>. Acesso em: outubro, 2021. 

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conheça os cabelos. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/conheca-os-cabelos/>. Acesso em: outubro, 2021. 

3. Masiero NMS. Queda de cabelos. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS. Disponível em: <https://sbdrs.org.br/queda-de-cabelos/>. Acesso em: outubro, 2021. 

4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Eflúvio Telógeno. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/efluvio-telogeno/56/>. Acesso em: outubro, 2021. 

5. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Alopecia Androgenética. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-androgenetica/25/>. Acesso em: outubro, 2021. 

6. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Alopecia Areata. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-areata/22/>. Acesso em: outubro, 2021. 

7. American Academy of Dermatology Association. Hair loss: who gets and causes. Disponível em: <https://www.aad.org/public/diseases/hair-loss/causes/18-causes>. Acesso em: outubro, 2021. 

8. Harvard Health Publishing. Treating female pattern hair loss. 31 agosto, 2020. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/treating-female-pattern-hair-loss>. Acesso em: outubro, 2021. 

Imagem com as embalagens de produtos da categoria Cabelos

posts relacionados